Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Medalhista paralímpico ministrará palestra em São João


Kaíke Medina contará sua história de superação e a entrada no esporte olímpico

O campeão paralímpico Luiz Henrique Medina, conhecido como Kaíke Medina, estará em São João da Boa Vista para uma palestra motivacional no dia 21 de setembro, às 19h30, no Salão de Eventos da Sociedade Esportiva Sanjoanense. O evento é promovido pelo Conselho Municipal Dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São João da Boa Vista em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 21 de setembro. 

A entrada na palestra é gratuita, porém a organização pede a doação de um alimento não perecível, que será destinado a uma entidade assistencial de São João. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Associação de Valorização e Promoção das Pessoas com Deficiência (Avaped), localizada à Rua Júlio de Freitas, 520, Vila Conceição ou pelo telefone (19) 3631-8832.

Uma história de superação 
Natural de São Paulo, Kaíke nasceu em 1951 com muitos problemas de saúde. Sem os dois antebraços, a perna esquerda, a língua e o maxilar inferior, foi abandonado recém-nascido em uma caixa de sapatos por sua mãe. Ficou sob a guarda do juizado de menores até os seis anos de idade. Depois, foi para o Centro de Reabilitação Lar Escola São Francisco, em São Paulo, que era famoso por recuperar deficientes físicos, onde cresceu e foi criado. Passou por mais de cinquenta cirurgias, fez tratamento físico e psicológico e com isso conseguiu desenvolver a fala e a capacidade física. 

Kaíke fez o curso de Citologia, no Instituto Brasileiro Contra do Câncer (IBCC), especializou-se como analista de exame Papanicolau, passou em um concurso público e trabalhou por mais de 30 anos manuseando um microscópio. Depois de se aposentar decidiu procurar novas ocupações. Tentou a natação, mas conseguiu se encaixar no tênis de mesa, esporte no qual faz muito sucesso.

Mais de dez temporadas como profissional levaram Luiz Henrique ao topo da classificação no ranking paralímpico nacional e uma ótima qualificação na lista mundial. Participou de competições na França, Estados Unidos, Venezuela, Romênia, Costa Rica e em muitos foi campeão. Conquistou a medalha de prata por equipes e bronze individual nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

Passou pela seletiva dos Jogos de Guadalajara 2011, no México. Atualmente ocupa a 27° posição no ranking mundial na classe seis, considerada com maior grau de deficiência. Nada segura a vontade de vencer deste paratleta. Aos 64 anos Kaíke disputou o Parapan-Americano em Toronto, no Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário