Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

Erro aponta universidade de medicina em São João como inadequada

Erro de metodologia do Conselho Federal de Medicina mostrou problemas.


Erro apontou inadequação em curso de medicina em São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/EPTV)
Erro apontou inadequação em curso de medicina
em São João (Foto: Reprodução/EPTV)
Um erro de metodologia do Conselho Federal de Medicina apontou uma universidade de São João da Boa Vista (SP) como inadequada para a boa formação dos profissionais de saúde. O principal problema seria a falta de condições para aulas práticas na rede pública de saúde, o que poderia comprometer o aprendizado dos futuros médicos. Os dados sobre cursos de medicina no país foram divulgados no fim de agosto.
O reitor do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), Francisco Arten explica que apesar do curso ser novo e a turma mais antiga estar no terceiro semestre, a programação está adequada e ultrapassa os pré-requisitos do MEC para que o ensino seja de qualidade. Por exemplo, o índice estabelecido pelo Ministério da Educação é de três novos alunos por equipe do Saúde da Família. Na instituição, são 6,2 estudantes por equipe.
Os alunos acompanham todos os atendimentos feitos nas unidades de saúde. “Praticamente todas as aulas na totalidade são práticas. Eles estão nas unidades de saúde do município de São João da Boa Vista. São seis unidades de saúde, várias delas com mais de uma equipe de atendimento, e esses alunos estão lá acompanhando em vários procedimentos, vacinação, atendimento à crianças”, disse Arten.
O número de leitos por alunos iniciantes também atende os critérios do ministério. São 6,3 leitos por estudante, número superior aos cinco exigidos pelo MEC. A universidade possui convênio com a Santa Casa de São João da Boa Vista e em outras três cidades da região. Em relação aos convênios, são 195 vagas em Divinolândia, 107 em São João da Boa Vista, 45 em Espírito Santo do Pinhal e 35 em Casa Branca (SP). Ao todo, são 382 vagas no sistema público de saúde, que atende 20 municípios.  fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/09/erro-aponta-universidade-de-medicina-em-sao-joao-sp-como-inadequada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário