Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

São João se destaca em pesquisa da FGV e Financial Times

Resultado de imagem para regiao de sao joao da boa
ilustração
A Fundação Getúlio Vargas, a FGV, divulgou segunda-feira, 8, estudo em que constatou que o Estado de São Paulo tem 25 das 40 microrregiões mais competitivas do País.  Os dados são do “Perfil da Competitividade Brasileira”, pesquisa inédita realizada em parceria com o jornal inglês “Financial Times”.  As outras 15 microrregiões estão em Santa Catarina (5), Paraná (4), Rio Grande do Sul (3), Rio de Janeiro, Distrito Federal e Belo Horizonte.

De acordo com o levantamento, que avaliou as 558 microrregiões brasileiras, as dez mais bem colocadas no indicador, que agrega todas as informações, foram São Paulo, Campinas, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Jundiaí, Guarulhos, Rio de Janeiro,  Caxias do Sul e São José dos Campos.

Os pesquisadores da FGV e “Financial Times” consideraram 6 vetores principais – capital humano, qualidade de vida, instituições, ambiente de negócios, mercados e recursos naturais – e 14 dimensões que impactam diretamente na competitividade brasileira, entre elas, educação básica, ensino superior e técnico, infraestrutura social, saúde, sofisticação em negócios, performance no setor público, logística, mercado de trabalho e tamanho do mercado,  sustentabilidade e outros.

De acordo com o diretor da FGV Projetos, César Campos Cunha, o estudo revelou um “Brasil muito regionalizado em setores competitivos, com ambientes e realidades diferentes, mas muito promissores. É um instrumento imprescindível para os investimentos no país. São Paulo é a microrregião mais competitiva do Brasil, se destacando em sofisticação nos negócios e em educação e também com muitas oportunidades nas cidades interioranas”, concluiu Cunha.

São João da Boa Vista é destaque na Saúde – As microrregiões de São Paulo, Jundiaí, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, foram as cinco primeiras colocadas no ranking de “Ensino Superior e Profissional”. Assim como a Educação Fundamental, 75% das 20 principais microrregiões brasileiras nessa dimensão estão em São Paulo. Completam essa lista: Osasco, Marília, Fernandópolis, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto, Piracicaba, Votuporanga, Bauru e Ribeirão Preto.

No ranking de Saúde, o estado paulista também lidera com 7 das 20 cidades mais bem colocadas. Estão na lista: Barretos, Tupã, Jaú, São João da Boa Vista (foto), Mogi Mirim, Marília e Botucatu.

A dimensão de “Logística” do estudo também coloca 7 microrregiões paulistas (Guarulhos, Campinas, São Paulo, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Bauru) entre as 20 mais competitivas do país. O estado paulista se destaca ainda nas dimensões “Infraestrutura Social”, “Sofisticação em Negócios”, “Inovação” e “Tamanho do Mercado”.  fonte http://www.parabrisa.com.br/index.php?page=noticias&id=16981

Nenhum comentário:

Postar um comentário