ilustração |
Uma das ferramentas de comunicação mais usadas atualmente em todo o mundo, o aplicativo de mensagens simultâneas WhatsApp será um poderoso aliado no combate a ações criminosas no comércio de Mogi Mirim. Simples e objetiva, uma parceria entre a Polícia Militar e a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) foi firmada na tarde da última quarta-feira e prevê a criação de um grupo para a troca de informações em tempo real entre comerciantes e a PM. A intenção é colocar o grupo em prática já a partir da próxima semana.
O objetivo é a troca de informações, com alertas em relação a veículos furtados e roubados que possam circular na região central e características de indivíduos que estejam praticando crimes no comércio. Os comerciantes poderão também passar informações sobre indivíduos em atitudes suspeitas próximo ao comércio onde trabalham como forma de alerta não apenas para a Polícia Militar, mas para os outros comerciantes. A iniciativa de integrar um grupo para troca de informações e criação de uma rede de segurança entre os comerciantes foi adotada pelo batalhão a título experimental. Dependendo da repercussão da iniciativa, o projeto piloto poderá se tornar uma campanha estadual.
Participaram do encontro na quarta-feira, integrantes da diretoria da Associação Comercial, como o presidente Sidney Natalino Coser e o primeiro secretário Nelson Theodoro Junior, além do Major Ricardo Mello Araújo e o Capitão Marcelo Soares Cavalheiro, ambos da PM. A tendência é que a Polícia Militar conte com um voluntário de plantão para monitorar o serviço.
Na avaliação de Sidney Coser, a criação do grupo será uma resposta rápida às ações de criminosos na cidade. Na mesma linha, Capitão Cavalheiro aprova o projeto, mas acredita que a base para o sucesso estará na adesão dos comerciantes.
Como participar?
A Polícia Militar atuará como administradora do grupo e os comerciantes terão de aderir à telefonia móvel para ficarem conectados. Para participar, um formulário, que será enviado para todos os proprietários de estabelecimentos comerciais na região central filiados à Acimm, terá que ser preenchido e enviado para a entidade. Ela repassará a documentação para a PM, que ficará responsável pela inclusão da pessoa no grupo do aplicativo. Só após isso é que os participantes selecionados saberão qual o telefone do administrador.
A Acimm também fará uma série de ações para que o serviço seja divulgado entre os associados e no comércio. Além da participação da PM, que irá administrar os grupos, a Guarda Municipal também terá participação para otimizar as ações. http://opopularmm.com.br/whatsapp-sera-usado-para-seguranca-no-comercio-de-mogi-mirim-12964
Nenhum comentário:
Postar um comentário