Está disponível no setor de licitações da Prefeitura de São João da Boa Vista, o edital na modalidade Pregão Presencial para a contratação da empresa que irá implantar o Programa Prontuário Eletrônico na Saúde. Segundo o documento publicado no Portal da Prefeitura (www.saojoao.sp.gov.br), os participantes do processo deverão ser especializados na prestação de serviços de apoio tecnológico e desenvolver software específico de gerenciamento de toda a rede municipal de saúde. A vencedora da licitação, que será definida no dia 19 de setembro, terá ainda a responsabilidade de capacitar os gestores para operar o sistema em todas as unidades de saúde do município.
“O Programa Prontuário Eletrônico vai contribuir muito no aperfeiçoamento da gestão da saúde, uma vez que nos permitirá racionalizar recursos, reduzir custos operacionais e conferir maior agilidade aos procedimentos”, afirma o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho. Segundo o prefeito, o programa será um instrumento de controle de qualidade dos serviços de saúde prestados ao cidadão. “Com o Prontuário Eletrônico, saberemos quantos atendimentos foram realizados em cada unidade de saúde, classificados por faixa etária, especialidade e período. Nosso estoque de medicamentos será totalmente informatizado, possibilitando maior eficiência na distribuição de remédios nos postos”, afirma. O programa registrará o histórico clínico do paciente (procedimentos, exames solicitados, medicamentos prescritos e vacinas), do primeiro atendimento na unidade básica de Saúde ao Hospital. “Desta forma, vamos acompanhar toda a trajetória do usuário dentro das unidades, do Pronto Socorro e da Santa Casa. E quando houver alguma inconsistência no atendimento, iremos acionar os responsáveis e corrigir eventuais falhas”, ressalta o prefeito. Segundo o Departamento Administrativo da Prefeitura, o prazo previsto para o início da instalação do programa é de vinte dias após o término do processo licitatório.
Sistema integrado ao banco de dados do SUS
Toda a estrutura tecnológica empregada no Prontuário Eletrônico atenderá aos requisitos legais determinados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde e terá total compatibilidade com o banco de dados do Sistema Único de Saúde – DATASUS. De acordo com Vanderlei, “essa integração possibilitará a alimentação automática dos bancos de dados e tabelas oficiais do SUS, o que garante ao município uma rápida contrapartida das prestações de contas e repasses”. (Assessoria de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário