Fevereiro de 2015. Com 400 casos confirmados, foi declarada epidemia de dengue em São João. A partir de então, as contaminações aumentaram consideravelmente dia-a-dia e ações de combate passaram a ser realizadas pelo poder público. Com o final do ano se aproximando, pouco se fala sobre a doença, no entanto, são mais de 3.500 infecções registradas no sistema público de saúde do município.
Números atualizados pelo departamento de Saúde de São João da Boa Vista até o final desta semana apontam que 3.547 pessoas já se contaminaram na cidade. O município já vive a pior marca da história quanto à doença e a situação tende a se agravar ainda mais.
Mais de 6 mil notificações de suspeita de dengue foram feitas este ano e mais de 2 mil exames aguardam resultado de confirmação. Desta forma, até o final do ano, a cidade pode passar dos 5 mil casos.
EVITAR NOVA EPIDEMIA
O tempo seco e quente, aliado às chuvas que caíram na última semana, assim como explica o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o veterinário Roberto Hoffmann, fazem com que a população tenha que se conscientizar ainda mais para evitar situação pior em 2016. Evitar acúmulo de água em pneus, garrafas, vasos de plantas, lonas, baldes, pratos, entre outros, de acordo com Hoffmann, é o primeiro passo para que nova epidemia seja evitada no ano que vem.
Atualmente, segundo o veterinário chefe do CCZ, não estão sendo registradas novas infecções de dengue, mas sim confirmações da doença referentes aos exames que aguardavam resultado. Mesmo sem novos casos, ele explica que o trabalho de prevenção precisa ser realizado constantemente.
LEI DE COMBATE À DENGUE
A prefeitura idealizou uma lei que passou a multar proprietários de terrenos, residências, comércio e indústria, que forem flagrados, pela fiscalização, em condições que permitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Os valores das multas variam de R$ 150 a R$ 3 mil. fonte http://www.omunicipio.jor.br/Saude/2015/09/sao-joao-deve-passar-de-5-mil-casos-de-dengue.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário