Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

IPVA 2016 em SP vai ficar, em média, 3,3% mais barato

Tabela com valores venais dos veículos será divulgada neste sábado (28).


Trânsito em SP (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
IPVA em SP vai ficar 3,3% mais barato em 2016 (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016 no estado de São Paulo ficarão, em média, 3,3% mais baratos. A cobrança começa em 11 de janeiro. Já a tabela de valores venais dos veículos como base para o cálculo do imposto será publicada pela Secretaria da Fazenda neste sábado (28).

O levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), baseado nos valores de mercado de setembro de 2015, identificou maior queda de preços de venda para caminhões usados, que apresentaram recuo de 3,76%. Os automóveis tiveram redução de 3,4%, seguidos dos utilitários, com redução de 3,28%.
Os preços de venda dos ônibus e micro-ônibus ficaram 3,15% mais baixos e os de motocicletas fecharam 2,72% abaixo do valor apurado no ano anterior.
Calendário
O calendário de pagamento do IPVA 2016 está definido. Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem desconto.

O seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou juntamente com a cota única. O parcelamento só é permitido para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, e as parcelas devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.

Os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento por final de placa. Para efetuar o pagamento do IPVA 2016, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.  leia matéria na íntegra em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/11/ipva-2016-em-sp-vai-ficar-em-media-33-mais-barato-veja-calendario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário