Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Grupos de Voluntários alegram pacientes na Santa Casa de São João

Volunários: o SOS Doutores da Vida leva alegria pelos quartos. (Foto: Divulgação)
Quando uma pessoa precisa passar alguns dias, até meses internado, sempre surge certa tristeza ou preocupação, pois é uma rotina totalmente diferente da vivida quando os problemas de saúde são enfrentados em sua própria casa, junto da família.

A rotina hospitalar é bastante regrada em seus horários de visitas e medicações. Porém, na Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, em São João da Boa Vista, grupos de voluntários resolveram tornar os dias destes pacientes um pouco mais alegres e – por que não dizer?—prazerosos.

Doutores da Vida
Um dos grupos totalmente voluntário que se fantasia de clown para ir, todo segundo sábado do mês, às 14h, na Santa Casa, é o S.O.S. Doutores da Vida. Isabela Bergamasco, estudante de pedagogia que integra o grupo. Ela conta que eles são uma ONG, independente de vínculo com grupos teatrais da cidade e a primeira vez que executaram este trabalho foi em 4 de julho último.

Para interagir com os internos, os auxiliares chegam, pedem licença, perguntando se os palhaços podem entrar um pouco e, se o paciente autoriza, estes entram em ação. Para as pessoas que quiserem integrar o S.O.S. Doutores da Vida, Isabela conta que, no momento, o grupo está fechado com 12 integrantes, mas se alguém sair, eles abrirão vagas e todas as novidades podem ser conferidas na página www.facebook.com/sosdrsvida.

Arteiros da Saúde
Para pacientes que gostam de trabalhos manuais, como pintura, dobradura, colagem, entre outros, há o Grupo Arteiros da Saúde, que há doze anos entretém os internos nestas atividades.
Andréa Luvizaro, assistente da irmandade, conta que o objetivo principal do Grupo, criado pelo Serviço Social da própria Santa Casa, é amenizar a tensão que fica no ambiente hospitalar, por meio de oficinas terapêuticas. O Arteiros da Saúde conta hoje com 6 voluntários, sendo um que integra desde a sua criação e outros que entraram recentemente.

Anjos de Rosa
Já o Anjos de Rosa, como a própria cor indica, é composto por seis jovens senhoras que realizam um trabalho psicológico junto aos pacientes, ouvindo-os, com atenção e carinho. O Anjos de Rosa existe há mais de 20 anos, sendo que a pioneira foi  a senhora Ione Blotta.

Para ser voluntário, tanto no Anjos de Rosa como no Arteiros da Saúde, basta enviar um e-mail para ssocial@santacasasaojoao.com.br e/ou irmandade@santacasasaojoao.com.br e aguardar o contato. Ou ligue 3634-1133 ramal 1236, e fale com Andréa. Para colaborar com fraldas, roupas, chinelos, produtos de higiene, materiais de artesanato, entre outros, é só deixá-los na portaria da Santa Casa ou com o Serviço Social.  fonte http://www.omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2015/08/grupos-de-voluntarios-alegram-pacientes-na-santa-casa-de-sao-joao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário