Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Família de São João denuncia ação violenta de PMs

Rapaz de 27 anos não parou em blitz e foi abordado pela PM em casa.


Ação da PM ocorreu no sábado em São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/ EPTV)
Ação da PM ocorreu no sábado em São
João da Boa Vista (Foto: Reprodução/ EPTV)
Uma família de São João da Boa Vista (SP) denunciou uma ação violenta de policiais militares no sábado (15) contra um rapaz de 27 anos. Segundo os parentes, o rapaz ficou com medo de ter a moto recolhida em uma blitz, já que estava com a documentação atrasada, e não parou no bloqueio. Os policiais deram início à perseguição e encontraram o jovem na casa dele, no bairro Durval Nicolau, onde realizaram a abordagem. Segundo a PM, o homem teria fugido da blitz para evitar o teste do bafômetro, já que teria ingerido bebida alcoólica momentos antes da abordagem.
A família gravou um vídeo no momento em que os militares entraram na residência. Nas imagens, é possível observar o momento em que a mãe e a cunhada do rapaz tentam impedir que ele fosse preso, mas são empurradas e ameaçadas por um dos policiais. O motociclista, que aparece de camiseta vermelha, é atingido por uma arma de choque enquanto já estava deitado no chão. Os moradores ainda afirmaram que outras imagens, mais fortes, foram feitas por outro celular, mas os policiais retiraram o cartão de memória do aparelho, sem perceber que outro equipamento estava gravando a ação.
O rapaz foi levado para o plantão policial, onde foi ouvido e liberado. A família registrou boletins de ocorrência e o jovem passou por um exame de corpo de delito para que seja investigada a agressão.
Polícia Militar
Segundo o Major Renato Nery Machado, do 24º Batalhão da PM em São João da Boa Vista, o rapaz envolvido na ocorrência teria se evadido do bloqueio policial, pois havia saído de um churrasco e queria evitar o teste do bafômetro. “Durante o acompanhamento, o indivíduo passou a estar em situação flagrancial pelos crimes de desobediência e direção perigosa de veículo em via pública, colocando em risco a vida e a integridade física da população”, explicou um comunicado.

Por isso, os PMs acompanharam o jovem até o interior da residência, já que oferecia resistência à prisão. Após a abordagem, segundo a nota, o jovem teria confessado a ingestão de bebida alcoólica. “Para evitar que mal maior viesse a ocorrer, a equipe se utilizou de técnica não letal, visando a proteção da integridade física de todos os envolvidos, visto o grau de hostilidade contra os policiais militares que foram, inclusive, ameaçados de agressão física”, explicou.

Sobre o vídeo, a polícia afirma que as imagens refletem o ocorrido apenas após os atos de desrespeito à legislação praticados pelo jovem. “A Polícia Militar não foi procurada por qualquer reclamante. Ao tomar conhecimento do vídeo, será instaurado procedimento apuratório competente para análise do caso em tela. O acesso ao interior da residência não está errada, pois havia uma situação flagrancial anterior, mas o caso será apurado”, finalizou.

Polícia Civil
De acordo com o delegado seccional Sebastião Antonio Mayriques, foram registrados três boletins de ocorrência: por direção perigosa, embriaguez ao volante e desobediência e resistência . Todas as acusações serão respondidas em liberdade. O delegado afirmou que a Polícia Civil não vai se manifestar sobre o caso, cabendo apenas à PM se manifestar sobre a ocorrência.   fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/08/familia-de-sao-joao-da-boa-vista-sp-denuncia-acao-violenta-de-pms-video.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário