Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Definida a programação da 38ª Semana Guiomar Novaes em São João

A 38ª Semana Guiomar Novaes ocorre de 1º a 7 de setembro em São João da Boa Vista com atrações gratuitas no Theatro Municipal, Praça Joaquim José, Sociedade Esportiva Sanjoanense (SES) e ruas da região central. A programação conta com espetáculos de dança, teatro, música, circo e infantis, com a realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Prefeitura e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). 

Ao todo, são 16 apresentações agendadas, ao longo de uma semana, com destaque para expressões culturais de abordagens originais, como o espetáculo “Bach in Black”, que mostra uma roupagem rock’n’roll para a música clássica, e o espetáculo circense “Caminhão Trapézio”, com acrobacias executadas a bordo de um caminhão.

Outra novidade é o cortejo musical da Banda Paralela, que exibirá nas ruas da região central ritmos como samba, maracatu, xote, maxixe e baião. O incentivo à produção cultural, com oficinas de canto, baseadas em canções de Chico Buarque, e fotografia de espetáculos, também estão na programação.  

A abertura ocorre na terça-feira, dia 1º, às 20h, no Theatro Municipal. Logo depois, às 20h30, o público assiste ao espetáculo O Barbeiro de Sevilha – ou a História Contada e Cantada da Ópera a Inútil Precaução, com a interpretação da Companhia de Ópera Curta. 

Na quarta-feira, dia 2, às 9h, a Companhia Teatral As Graças apresenta os “Poemas para Brincar”, na Sociedade Esportiva Sanjoanense. No período da tarde, às 15h, também na SES, a Companhia exibe o espetáculo Nas Rodas do Coração. Às 20h30, no Theatro Municipal, é a vez do recital da pianaista russa Olga Kium. 

A Companhia Teatral As Graças volta a apresentar na quinta-feira, 3, às 9h, na SES, os “Poemas para Brincar”. Ainda no clube, às 15h, ocorre a encenação do espetáculo “Nas Rodas do Coração”. No Theatro Municipal, às 20h30, a apresentação destaca o “Florilégio Musica II – Nas Ondas do Rádio”, com a presença dos atores Carlos Moreno, Mira Harr e Adriana Fonseca. 

Duas atrações movimentam o Theatro Municipal na sexta-feira, dia 4. Às 19h, a banda Bach in Black exibe o show “Entre Amigos”. Às 20h30, o musical é com a Camerata de Cordas 1º Movimento. 

No sábado, dia 5, a Companhia Ópera São Paulo interpreta o programa Árias Consagradas de Óperas, às 20h30.  Às 21h30, a programação reserva a exibição do  Vídeo Mapping, do VJ Robson Victor, em frente ao Theatro Municipal.  

Às 18h de domingo, 6, ocorre a apresentação da Luceros Artes Flamenco, com o espetáculo Luceros Dança Toninho Ferragutti. Na Praça Joaquim José, às 20h, o destaque é a Banda Dona Gabriela. Às 21h30, os Trovadores Urbanos apresentam o cortejo na Praça Joaquim José. 

No feriado de 7 de setembro, segunda-feira, às 15h, o grupo Picadeiro Aéreo apresenta, em frente ao Theatro Municipal, o Caminhão Trapézio com diversas acrobacias a bordo do veículo. Já às 17h30, a Banda Paralela inicia o cortejo. A programação ainda destaca o workshop “Canto em Cena Canções de Chico Buarque para o Teatro”, que será realizado de 1º a 3, das 14h às 18h, no Theatro Muncipal, com a coordenadora Fernanda Maia. 

A oficina de fotografia: “Do palco para a rua, o espetáculo continua”, ocorrerá das 13h às 17h e das 20h às 22h, de 5 a 7, no Theatro Municipal, com o coordenador Marco Aurélio Olimpio.  

Guiomar Novaes 
Nascida em São João da Boa Vista (SP), em 28 de fevereiro de 1894, Guiomar Novaes começou a carreira aos oito anos de idade, tornando-se a maior pianista do Brasil. Em 1909, iniciou os estudos de piano na França. Passou em primeiro lugar no Conservatório de Paris, concorrendo com mais de 331 candidatos. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna dando ênfase aos recitais de Villa-Lobos, tornando-se a maior divulgadora de sua obra nos EUA e sendo aclamada a maior pianista do mundo pela imprensa americana. 

Em 1967, foi convidada a inaugurar o Queen Elizabeth Hall, em Londres, convidada pela Rainha Elizabeth II. Em 1960 e 1970 foi condecorada pelo governo brasileiro com diversos títulos, medalhas e comendas, além da Ordem Nacional do Mérito. Morreu em São Paulo em 1979. Fonte: www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1795

Nenhum comentário:

Postar um comentário