Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue em São João

Resultado de imagem para dengue
ilustração
A diretora do Departamento Municipal de Saúde Lia Bissoli, acompanhada da Chefe da Vigilância Epidemiológica, Sandra Vilela, e do coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Roberto Hoffmann, divulgou nesta quarta-feira, 25, durante entrevista coletiva a órgãos de imprensa do município, o andamento dos trabalhos de combate à dengue e anunciou as ações programadas para os próximos dias. Com 260 casos confirmados da doença, o Departamento de Saúde realiza nesta quinta (26), sexta-feira (27) e segunda-feira (2) uma força tarefa, envolvendo as equipes de controle de vetores do CCZ, agentes comunitários de saúde e funcionários dos departamentos de Meio Ambiente, Obras e Serviços.

A aplicação de veneno começa na segunda-feira, dia 2 de março, e prossegue até quarta-feira, dia 4, sempre a partir das 17h. Em caso de chuva, a ação será suspensa no dia programado e reagendada para outra ocasião, se necessário. A cidade foi dividida em três grandes áreas e segue uma ordem de prioridade, onde há maior infestação do mosquito transmissor e casos da doença. Em todas as regiões será adotado o mesmo procedimento: durante três dias ocorre a fiscalização e destruição dos criadouros, na sequência a pulverização pela SUCEN.

Os moradores não devem permanecer nas ruas durante a aplicação do inseticida e, ao ouvir a sirene dos veículos que farão a pulverização, precisam tomar as seguintes providências:
• Abrir portas, janelas e cortinas;
• Abrir os portões de entrada e das garagens para facilitar a dispersão do produto;
• Cobrir alimentos e filtros de água;
• Proteger ou guardar utensílios de cozinha;
• Cobrir gaiolas de pássaros e aquários;
• Retirar ou proteger os bebedouros e comedouros de animais;
• Crianças, idosos ou pessoas com asma, bronquite ou outros problemas respiratórios devem se proteger em um cômodo fechado por no mínimo 30 minutos.
• Evitar que os carros fiquem estacionados na frente dos imóveis que serão tratados, para facilitar a aproximação do veículo aplicador.

Hoffmann ressalta que a nebulização não substitui a eliminação de criadouros e reforça o pedido à população para que vistorie as residências. “Reserve dez minutos por semana e vasculhe sua casa, quintal, empresa, escola e terreno, e elimine tudo que possa servir para acumular água. Os criadouros estão nas casas e a sua eliminação depende dos moradores”, diz o chefe do CCZ.

Projeto de Lei de combate à dengue prevê multa
O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho encaminhou à Câmara Municipal, no dia 20 de fevereiro, projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a promover ações de polícia administrativa para impedir hábitos e práticas que exponham a população ao risco de disseminação da dengue. Uma das medidas permite a entrada de autoridade sanitária, devidamente identificada com crachá, em todas as habitações particulares ou coletivas, prédios ou estabelecimentos de qualquer espécie, terrenos cultivados ou não, lugares e logradouros públicos.

A lei também obriga proprietários e locatários a adotar as medidas para eliminar qualquer tipo de criadouro do mosquito. A desobediência ou a não observância às disposições da lei implicará em procedimentos como lavratura de auto de infração e multa para residências, prédios comerciais ou industriais, proprietários de terrenos baldios e casas abandonadas. O projeto deverá ser votado pelos vereadores em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 26.
http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1576

Nenhum comentário:

Postar um comentário