Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Banco de Sangue de São João da Boa Vista dá início à campanha de doação

Doação acontece de segunda a sexta, das 7h às 15h, e em alguns sábados.
Departamento de Saúde de Vargem Grande do Sul também faz campanha.
Hemocentro terá horário especial no Ano Novo (Foto: Hever Costa Lima / Banco de sangue)
Hemocentro terá horário especial
(Foto: Hever Costa Lima / Banco de sangue)
Em janeiro, mês de férias escolares, o volume de doadores no Banco de Sangue da Santa Casa de São João da Boa Vista(SP) chega a ser 50% menor que a média do ano.  Muitos acidentes são recorrentes no período de férias e feriados prolongados, por isso, o número de doações é menor e aumenta a procura de necessitados de doações, geralmente destinadas a vítimas de acidentes. Por conta disso, tem início no sábado (10) a Campanha de Doação 2015.
Além dos horários habituais de doação, de segunda a sexta, das 7h às 15h, o Banco de Sangue também receberá doadores em dois sábados por mês até abril. Os sangues do tipo negativo são os que mais faltam. A coleta dura cerca de 10 minutos e não é necessário fazer jejum anterior. Mulheres podem doar sangue a cada três meses, enquanto os homens podem fazê-lo a cada dois.
Critérios
Quem deseja doar precisa estar em boas condições de saúde, alimentado, possuir entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar um documento de identidade original com foto.
Não se deve consumir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação.

Caso o doador esteja com gripe ou resfriado, ele não deve doar sangue naquele momento. Mesmo que tenha se recuperado, é necessário aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Menores de idade
Os menores doadores devem estar acompanhados do responsável legal, com documento de identidade oficial com foto. Só serão aceitos menores que apresentarem RG ou carteira de trabalho.

Impedimentos definitivos
Pessoas que tiveram Hepatite após os 11 anos de idade não devem doar sangue. Também estão impedidos de fazer doações os interessados que tiveram evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C (após ou antes dos 10 anos), Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas. O uso de drogas ilícitas injetáveis, assim como casos de infecção por malária, também impede que interessados façam doações.

Para doadores que tiveram Hepatite viral (A) após os 11 anos de idade, deve ser apresentado o exame do diagnóstico da doença, que será avaliado pelo médico da triagem.

Impedimentos temporários
A pessoa que estiver resfriada deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para fazer uma doação. O uso de antibióticos também obriga o paciente a aguardar 25 dias após a última dose para estar novamente apto. Em caso de gravidez, a mulher precisa aguardar seis meses após parto normal ou cesariana. Mães lactantes devem aguardar 12 meses após o parto.

Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos (Foto: Hever Costa Lima /Divulgação)
Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos
(Foto: Hever Costa Lima /Divulgação)
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver tatuagem e/ou piercing precisa aguardar 12 meses após o procedimento. Em situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, também é preciso aguardar 12 meses.

Da mesma forma, quem viajou para o Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, onde há alta prevalência de malária, deve aguardar 12 meses.

Região
O Departamento de Saúde de Vargem Grande do Sul (SP) promove a primeira campanha de doação de sangue do ano em parceria com o hemocentro da Unicamp. A campanha acontece no dia 14 de janeiro, a partir das 9h, no Centro Pastoral São Benedito, que fica na Rua Prudente de Morais, no Centro.

O sangue coletado pelo hemocentro de Campinas é processado dentro de rigorosos critérios técnicos, separado em componentes e examinado em laboratórios modernos. Esse sangue será distribuído gratuitamente aos hospitais públicos e filantrópicos da região.  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/01/banco-de-sangue-de-sao-joao-da-boa-vista-da-inicio-campanha-de-doacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário