Para agilizar os cuidados, as autoridades deixaram de esperar por exames. Vigilância sanitária orienta moradores para que observem casas e terrenos.
ilustração |
Aguaí (SP) está enfrentando uma nova epidemia de dengue. São 539 casos de julho até agora e, para agilizar os cuidados, as autoridades de saúde deixaram de esperar a confirmação por exames. Basta um médico dizer que a pessoa está com a doença para que seja feito o registro e tenha início a operação de bloqueio na área em que mora. O número de moradores com dengue já é quase o mesmo de todo o ano de 2013. Segundo o Ministério da Saúde, a epidemia é declarada quando há 300 casos para cada 100 mil habitantes. Em Aguaí, são 32 mil habitantes, ou seja, seriam tolerados 96 casos.
Questionada sobre a quantidade de infectados, a agente de saneamento Danielle Antônio Abrantes informou que a situação chegou a esse ponto por vários fatores. “As pessoas estão jogando muito lixo doméstico em via pública e armazenando nas residências, em terrenos. Nós temos uma limpeza pública com número reduzido de funcionários. Devido ao racionamento, as pessoas também passaram a armazenar água dentro dos imóveis de forma inadequada, o que acabou gerando o acúmulo de larvas".
A vigilância tem ido aos bairros onde há maior concentração de casos para vistoriar as casas e fazer a nebulização. Os moradores sabem que a ação é importante, mas reclamam da demora. Danielle afirmou que a grande quantidade de casos impede a vigilância de fazer a nebulização logo após a notificação, mas que o trabalho está sendo feito, e deu orientações. “Todo mundo pode perder 10 minutinhos olhando o imóvel, vendo se tem garrafa com a boca para cima, a vasilha do cachorro, tampando, vedando os reservatórios. Quem tiver terrenos, por favor, limpe-os”, disse ela, que recomendou ainda o uso de repelentes. fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/01/aguai-sp-enfrenta-nova-epidemia-de-dengue-e-ja-soma-quase-540-casos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário