Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Pinhal recebe pela 1ª vez o Prêmio de Município Verde Azul

Com o slogan “Ação local por uma causa global” a população do estado de São Paulo conheceu as cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental e, dentre estas, de modo inédito, está Espírito Santo do Pinhal.
Lançado em junho de 2007, o Programa Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, sendo que todos aqueles que obtêm nota acima de 80 são reconhecidos pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município VerdeAzul. Para compor a nota de cada cidade, são avaliadas ações em 10 diretivas nas seguintes áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Bom para o meio ambiente, melhor ainda para a população. Ainda, na solenidade do VII Encontro Estadual Programa Município VerdeAzul, o governador apresentou um balanço da gestão ambiental compartilhada entre Governo do Estado e prefeituras e, parabenizou a Espírito Santo do Pinhal bem como ao prefeito Zeca Bene pela conquista. O secretário Rubens Rizek, ao ser indagado sobre o trabalho de Espírito Santo do Pinhal, também parabenizou pela conquista e frizou: “o Programa Município VerdeAzul, não é um programa fácil. São 610  municípios participando ativamente, onde pouco mais de 100 municípios conseguiram a certificação.” O secretário destacou ainda que “a conquista da certificação é realmente uma demonstração do compromisso da municipalidade e da comunidade com a gestão ambiental”.
Alguns dos aspectos que contribuíram para que Pinhal obtivesse esse resultado no Programa Município VerdeAzul, foram a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a implantação de programas de Educação Ambiental, adesão ao Programa Cidades Resilientes, entre outros.
 O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário