Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Nível crítico de rio obriga Águas da Prata, SP, a captar água de córrego

Sistema é feito pelo Córrego da Platina devido à seca do Ribeirão da Prata.


Água é bombeada por tubulação de dois metros instalada recentemente.


Água é bombeada para garantir o fornecimento aos moradores (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Água é bombeada para garantir abastecimento à população de Águas da Prata (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Após decretar estado de emergência devido à seca do Rio Ribeirão da Prata, na última segunda-feira (13), Águas da Prata mudou a forma de captação para o Córrego da Platina para garantir o fornecimento aos moradores. A água é bombeada por uma tubulação de dois quilômetros, instalada recentemente, até a estação de tratamento. O bombeamento deve ser feito até o Ribeirão da Prata encher novamente. A expectativa é que este processo garanta o abastecimento na cidade. Para isso, a bomba fica ligada 24 horas.
O nome de 'Rainha das Águas' sempre foi uma referencia para a cidade, conhecida por diversas fontes de água mineral. Após a seca do rio, a população que nunca havia sido afetada, teve problemas. “Faltou no sábado (11) e no domingo (12) o dia todo. Só voltou na segunda-feira (13). A culpa é do clima e da falta de planejamento. Isso porque não tem um reservatório adequado para suprir uma necessidade como essa”, contou o aposentado Benedito Aparecido de Oliveira.
Segundo a Prefeitura, o problema aconteceu porque a vazão do rio baixou demais e a solução provisória não deu certo. “A primeira bomba que foi colocada não deu conta de bombear água até o local de tratamento. Então foi necessário colocar mais uma bomba no meio do caminho e essa operação atrasou um pouco a emissão da água”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Alice Abreu.
Local dentro de propriedade onde antes havia uma cachoeira (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Local dentro de propriedade onde antes havia uma
cachoeira (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Cachoeiras
Até algumas cachoeiras ficaram comprometidas. Um delas, localizada em uma propriedade particular, não cai mais água. A proprietária e também presidente de uma ONG na cidade disse que vai entrar na Justiça contra a Sabesp. “Era uma desgraça anunciada. Eu via todo dia o ribeirão secar. O problema todo foi a Prefeitura e a Sabesp não avisarem a população disso, as pessoas se viram sem água, sem saber o que estava acontecendo”, reclamou a empresária Cristina Lerosa.

Por enquanto, fontes e minas da água não foram afetadas. A aposentada Maria Ruy mora na cidade há mais de 50 anos e espera que o município não perca a fama que sempre teve. “Ficar sem água é ruim, é terrível, ainda mais aqui”, disse.
Prefeitura
A Prefeitura de Águas da Prata informou que não sabia que o nível da represa de abastecimento estava tão crítico e que a responsabilidade pela administração é da Sabesp.

A assessoria de imprensa da Sabesp não comentou sobre o fato da falta de informação para os moradores. Disse apenas que os níveis do sistema de abastecimento estão baixos e que o aumento no consumo complicou ainda mais a situação na cidade. Ainda segundo a Sabesp, a situação já está normalizada.  fonte  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/10/nivel-critico-de-rio-obriga-aguas-da-prata-sp-captar-agua-de-corrego.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário