Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

São João está perto de ter UTI Neonatal

ilustração
O sonho antigo de possuir uma UTI Neonatal em São João da Boa Vista está perto de ser concretizado. Depois de uma reivindicação de vereadores que compõem o Parlamento Regional da Mogiana, o coordenador de Saúde do Estado de São Paulo, Afonso Viviane Junior, afirmou que o equipamento sairá do papel. A revelação quanto à possibilidade é do presidente do Parlamento, Luiz Alberto Teixeira Ferreira.
 De acordo com ele, que também é presidente da Câmara Municipal de Águas da Prata, durante uma reunião ordinária do Parlamento, que ocorreu no dia 28 de agosto, em Pirassununga, o coordenador garantiu aos vereadores das 21 cidades que compõem o Parlamento a vinda do equipamento para São João. “Disse ao coordenador que faltava muito investimento na área da Saúde no Leste Paulista. Ao ouvir isso, imediatamente ele mostrou uma planilha, a qual apontava a vinda da UTI Neonatal”, contou Luiz Alberto.

CONFIRMAÇÃO
A informação foi confirmada também pela Prefeitura de São João. A administração municipal explicou que a construção e a manutenção de um equipamento deste tipo na cidade faz parte de um programa do Ministério da Saúde denominado “Rede Cegonha”, o qual garante a organização de uma rede de cuidados materno-infantil. Ainda segundo a prefeitura, o programa garante atenção às gestantes e aos bebês, além de criar novas estruturas de assistência e acompanhamento das mulheres.

O “Rede Cegonha” é dividido em etapas. A prefeitura destacou que, dentre elas, o teste rápido de gravidez está disponível em todas as Unidades de Saúde, o que possibilita, uma vez confirmada a gestação, começar o quanto antes o pré-natal. “A partir da confirmação, ficam garantidas pelo menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. As etapas seguintes dependem de aprovação do Projeto pelo Ministério, o que ainda está pendente em São João”, apontou a administração municipal.

MORTES EM SÃO JOÃO
Números oficiais da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostram que a mortalidade infantil em São João da Boa Vista vem caindo, mas que ainda estão acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera aceitável 10 mortes para cada mil nascimentos. De acordo com a Seade, entre 2007 a 2011 São João da Boa Vista registrou taxa de mortalidade infantil de 14,1 por mil. Já quando o período analisado é 2008 a 2012 este número cai para 13,4, ainda 3,4 pontos acima do aceitável pela OMS.

De acordo com o Departamento de Saúde, mesmo os dados refletindo a situação do município, não “podemos atribuí-los exclusivamente com a falta da UTI Neonatal”, esclareceu.
Porém, quando analisamos dados de municípios que possuem UTI Neonatal as taxas de mortalidade infantil são bem menores e estão dentro do recomendado pela OMS. São os casos de São Carlos, que entre 2008 e 2012 registrou taxa de 8,8; Campinas, com 9,8 e Mogi Guaçu, com 9,0.

O Departamento também se mostrou favorável à vinda do equipamento para a cidade. “Toda aquisição de serviço especializado para o nosso município é interessante à cidade e a Prefeitura incentiva todas as ações da Santa Casa em implementar o referido serviço nessa instituição”, frisou.    fonte: http://omunicipio.jor.br/Saude/2014/09/sao-joao-esta-perto-de-ter-uti-neonatal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário