Páginas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Maioria dos sanjoanenses não se lembra em quem votou

Mais de 70% dos consultados também desconhecem importância dos cargos políticos e suas funções

Em ano eleitoral, a reportagem do jornal O MUNICIPIO saiu às ruas para saber dos sanjoanenses se eles se lembram em quem votaram para deputado estadual e federal nas últimas eleições, em 2010. Também foram feitas perguntas sobre os cargos políticos e suas funções, resultando em mais de 75% de eleitores sem conhecimento sobre as atribuições.
 
Os entrevistados tinham entre 18 e 65 anos e 58 deles declararam ter ensino médio completo. A pesquisa foi feita em dois dias, sendo que 82 pessoas foram consultadas no centro de São João da Boa Vista.nQuestionados se ainda se lembravam em quem votaram para deputado estadual nas últimas eleições, 54 declararam ter esquecido, enquanto os outros 28 ainda tinham em mente. O esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado federal: 81.70% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto em 2010. 
 
Para a historiadora e diretora do ensino presencial no UniFEOB, Patrícia Furlanetto, falta seriedade para a população na hora do voto. “O motivo por esquecerem é porque não votam conscientes, mas aleatoriamente. Se conhecem a política do candidato, os planos de trabalho, ou buscam sobre a pessoa, não esqueceriam. Não têm consciência da importância que é o voto. É como uma carta importante, você nunca vai esquecê-la, podem passar dez ou 20 anos”, comenta.
 
A historiadora afirma ainda que alienação “cega” a população, que precisa se interessar mais pelo assunto. “Essa história que todo político não presta é mentira. Para os corruptos é interessante que a população pense isso, assim eles continuam no cargo. O eleitor precisa saber que existem sim, políticos de boa vontade, que trabalham duro. Se tiverem essa noção, vão querer eleger pessoas desse tipo. No regime que vivemos, alterar o legislativo significa alterar a política brasileira”, destaca Patrícia Furlanetto. 
 
FUNÇÕES DE CADA CARGO
Sobre o nível de informação dos eleitores em relação aos cargos, 95.12% sabem para quem distribuir seus seis votos na urna eletrônica, porém parte deles demonstrou desconhecimento sobre a função que cada político deve fazer. Dos 82 sanjoanenses, 76.82% não sabem o que deputados federais e estaduais fazem.
 
De acordo com Patrícia Furlanetto, o Brasil vive uma cultura de messianismo, um termo da sociologia em que apenas uma pessoa seria capaz de salvar e encaminhar todo um país. Para a historiadora, com isso, os eleitores acabam pensando que ao votarem no executivo o problema seria resolvido. Assim, dão menos importância para o legislativo.
 
“Não existe uma única explicação para esse desconhecimento. São várias questões históricas, culturais e políticas que acabam gerando uma alienação. Entre elas está o formato das campanhas eleitorais e suas publicidades. Os candidatos do executivo possuem mais tempo para pensar e se prepararem, diferente dos deputados federais e estaduais”, comenta.
 
A historiadora destaca, também, o fato do período militar ser forte influência, mesmo com seu término há mais de 25 anos.  “Parece que acabou há muito tempo, mas não faz. O processo democrático é um processo relativamente lento, então até a população conhecer a importância desse regime democrático, ela tem a tendência de escolher só um para o poder, no caso o executivo”, comenta.
 
E devido a este processo democrático, Patrícia Furlanetto acrescenta que o brasileiro ainda vive um aprendizado no qual não tem apoio do poder. “Os que têm historicamente governado o país, não possuem muito interesse no processo de conscientização democrática, porque se a pessoa entender melhor do assunto, ela vai cobrar mais. Não sabendo a função, não se pode cobrar”, destaca.  fonte: Município/Willian Pereira   http://omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2014/07/maioria-dos-sanjoanenses-nao-se-lembra-em-quem-votou.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário