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quinta-feira, 17 de julho de 2014

88% dos professores de matemática não têm licenciatura em São João

Números de ONG revelam que o problema afeta também outras 4 cidades.


Especialista em educação da UFSCar diz que questão afeta aprendizado.


Números divulgados pela Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação revelaram uma realidade comum ao ensino fundamental de cinco cidades da região: a falta de professores de matemática na rede pública. O balanço é referente a Araraquara, São Carlos, Araras, Rio Claro e São João da Boa Vista (SP). Nesta última está a pior situação: 88% dos educadores não possuem licenciatura na disciplina.
Especialista em educação da Unidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria de Carmo de Souza, afirmou que há pouco interesse dos universitários em seguir carreira como professor e que a questão põe em risco a educação oferecida nos colégios.
São João
A escassez no quadro de profissionais especialistas provoca a falta de aulas ou a susbstituição do profissional por alguém sem graduação. São João apresenta o quadro mais alarmante, segundo a ONG. Dos 59 professores de matemática, 52 não tem formação específica.

Falta professores matemática São João da Boa Vista São Carlos Araraquara (Foto: Reginaldo dos Santos/ EPTV)
Especialista diz que 10 entre 90 universitários se
 formam (Foto: Reginaldo dos Santos/ EPTV)
Pouco interesse e risco ao aprendizado
De acordo com a especialista em Educação Matemática da UFSCar, Maria do Carmo de Sousa, a média de universitários que concluem o curso até o fim é de dez entre 90. E mesmo entre os formados, poucos são os que ingressam na licenciatura.

"O salário logicamente faz parte dessa escolha. A desvalorização da própria profissão também. Por exemplo, nas escolas, e mesmo aqui na universidade, quando um jovem quer ser professor, muitas vezes é desmotivado. Ouve assim: 'olha, você é inteligente, é jovem, então saia disso enquanto é tempo'", contou.

Maria destacou que a realidade atual põe em risco o aprendizado dentro das salas. "Isso com certeza pode ser prejudicial para o aluno. Não estamos formando professores nos cursos de matemática, química e física que tenham essa ideia mais interdisciplinar. Então, com certeza, de alguma forma isso prejudica sim", concluiu.   fonte: Portal G1  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/07/88-dos-professores-de-matematica-nao-tem-licenciatura-em-sao-joao.html

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