Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

São João recebe médicos cubanos do programa Mais Médicos

Na tarde de quinta (17), o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho recebeu os oito médicos do Programa Mais Médicos do governo federal que chegaram para trabalhar no município.  Os profissionais - cinco mulheres e três homens - são cubanos e têm formação generalista. “Após um período de adaptação de 15 dias, esses médicos vão para as unidades onde não temos a estratégia de saúde da família ou para onde vamos ampliá-la Durval Nicolau, Santo Antonio, Jardim São Paulo, Vila Conrado, Santo André”, explicou Lia Bissoli, diretora municipal de Saúde.

Vanderlei fez uma breve apresentação da infraestrutura de saúde da cidade, que conta com dois hospitais e médicos altamente qualificados, e salientou que o programa Mais Médicos vem complementar o atendimento oferecido à população. “São João é um centro médico respeitado em toda a região. Temos a Santa Casa, a Unimed, as unidades dos bairros, que formam um sistema complexo de saúde. Esses novos médicos são uma contrapartida do Ministério da Saúde ao município, para que possamos desenvolver algumas ações importantes”, afirmou o prefeito.


Segundo o Ministério da Saúde, hoje o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional. 

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde. Nos próximos dias, a cidade deve receber mais dois cubanos que trabalharão na rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário