Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Crimes poderão ser denunciados pela internet

Disque Denúncia será também Web Denúncia, com anonimato garantido

Uma importante ferramenta para solucionar crimes passará a funcionar nos próximos dias também através da internet. Isso porque o Disque Denúncia (181) lançará o Web Denúncia, ferramenta online que permitirá registrar denúncias de crimes por meio de computadores, tablets ou celulares com acesso à web. A novidade tem como objetivo tornar o serviço ainda mais prático e ágil para o denunciante. O Web Denúncia é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV), que há 13 anos mantêm o atendimento telefônico via 181.

O anonimato de quem denuncia é marca registrada do serviço pelo telefone e será mantido nos registros via web. A ferramenta contará com mecanismos de segurança que permitirão ao usuário ter sigilo garantido. Entre os crimes que poderão ser informados pelo novo serviço está o tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículo, outros tipos de roubos, sequestro e informações sobre procurados pela Justiça.


SÃO JOÃO
Em contato com o delegado da Polícia Civil Marcio Azarias, ele relatou ser fundamental a possibilidade das denúncias serem realizadas através da internet, pois fará com que as pessoas que se sentem envergonhadas ao denunciar pelo telefone, possam quebrar essa barreira e mais informações chegarão à polícia. “Toda denúncia que chega até nós [polícia] é checada e contribui para que possamos esclarecer investigações em andamento e até para abrirmos novas averiguações”, descreveu.


De acordo com o delegado, as principais denúncias feitas em São João através do Disque Denúncia são referentes ao tráfico de drogas e, na maioria das situações, “o fato é confirmado e os indivíduos envolvidos presos”. Márcio Azarias faz questão de frisar que mesmo as denúncias referentes ao tráfico de drogas serem as que chegam em maior quantidade, todo tipo de informação contribui para os trabalhos policiais. “Recebemos denúncias sobre roubos, frutos, informações sobre suspeitos por alguns crimes, entre outras. Esse serviço é essencial para o trabalho de investigações e será melhor ainda com a possibilidade de informações serem enviadas até nós [polícia] pela internet”, disse. 

O WEB DENÚNCIA
A nova ferramenta vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, e possibilitará enviar arquivos como fotos, vídeos e cópias de documentos. Cada registro será analisado pelos policiais que trabalham no Disque Denúncia (181). Para registrar uma denúncia, bastará escolher o tipo dentre as opções e seguir a sequência de formulários de perguntas. Ao final da denúncia, uma senha será fornecida pelo sistema para que o denunciante possa acompanhar posteriormente a apuração pela polícia. A assessoria de imprensa do ISPCV informou que a data de lançamento do Web Denúncia ainda não foi fixada, mas provavelmente o serviço deve estar disponível neste mês. (O Município/Franco Junior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário