Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cachorro campeão da Polícia Militar luta contra câncer em Piracicaba


Doença foi diagnosticada após aparição de nódulos no corpo do animal.

Aquiles foi vencedor brasileiro em 2010 do campeonato de faro de cães

Cachorro campeão da Polícia Militar luta contra câncer em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Cachorro campeão luta contra câncer  (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
O pastor belga de malinois Aquiles, de 8 anos, do canil da Polícia Militar de Piracicaba (SP) iniciou há uma semana a luta contra um câncer. Campeão brasileiro em 2010 do campeonato de faro de cães da PM, disputado em Santos (SP), o animal é o mais velho da corporação que possui 13 animais. A doença foi diagnosticada após aparição de nódulos no corpo do cão.
Aquiles brinca durantes apresentação (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Aquiles brinca durante apresentação da PM
de Piracicaba (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
“Apareceram três caroços no corpo dele e, quatro dias depois, já havia 16. Foi uma surpresa para todos. Aquiles sempre foi saudável, nunca precisou de atendimento médico e, de repente, nos deparamos com essa situação. Fiquei muito triste, e chorei. Agora vou fazer tudo para manter o bem estar dele, para que ele não sofra”, relatou o soldado do canil da Polícia Militar Adam Battonyani, companheiro de Aquiles.
A doença foi diagnosticada por uma veterinária da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP), que indicou a quimioterapia para o animal, mas descartou a hipótese de fazer a cirurgia, já que alegou aos policiais que devido à idade o cão não aguentaria um procedimento cirúrgico. Ela não precisou o tempo de vida dele, mas disse que não há uma explicação para a doença. A preocupação é que atinja o pâncreas. Semana que vem ele fará raio x." Aquiles nasceu no dia 10 de maio de 2005 dentro do canil da Polícia Militar em Piracicaba e, desde pequeno, passou a ser treinado. “Primeiro foi o soldado Rodrigo, quem o treinava, mas quando ele completou um ano e meio eu comecei a treiná-lo. Estamos juntos até hoje. Somos uma dupla, vejo mais ele do que a minha mãe. Às vezes fico mais com ele do que com meu filho, por causa do trabalho”, contou o soldado.
Dentre os trabalhos realizados por Aquiles, Adam destaca um trabalho recente feito em Capivari (SP). “Foi surpreendente. Teve uma denúncia de tráfico de drogas em uma casa, os policiais militares vasculharam o local e não encontraram nada. Quando Aquiles entrou foi cheirar uma gaveta e começou a latir. Nós já tínhamos olhado tudo, mas ele não parava de latir. Foi quando percebemos que o entorpecente estava escondido em um fundo falso. Seria impossível para nós encontrarmos a droga, mas o faro dele não errou”, contou o policial.Dócil e obediente, Aquiles é considerado um cão completo. “Ele faz demonstrações, policiamento preventivo, revistas em cadeias, acompanha distúrbios civis e está preparado para trabalhar em praça desportiva (campos de futebol). Estas foram algumas das missões que ele já fez ao longo de sua carreira. Ele ia se aposentar este ano da Polícia Militar”, relatou o soldado. Atualmente Adam cuida do cachorro e treina o cão Shark de um ano e meio, já que nesse ano Aquiles iria aposentar. "Mas nada vai substituir meu companheiro Aquiles", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário