Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Publicados editais de concurso do IBGE

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), da edição desta segunda-feira (28), os dois editais de concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são contempladas 600 vagas em três cargos.

No primeiro certame há 460 oportunidades para a função de técnico em informações geográficas e estatísticas; já o outro edital apresenta 90 vagas para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, além de 50 ofertas para tecnologista em informações geográficas e estatísticas.

Para concorrer à função de técnico é necessário possuir apenas ensino médio completo, enquanto as demais colocações aceitam candidatos com formação superior em áreas específicas.  

Os salários para o posto de nível médio ficam entre R$ 3.471,85 e R$ 5.011,01, com a Gratificação por Qualificação (GQ) no nível máximo e o auxílio-alimentação de R$ 373. Os vencimentos para analista e tecnologista partem de R$ 7.373,49 e chegam a R$ 9.107,88, com a Retribuição por Titulação (RT) no nível de doutor e o benefício-alimentação.   mais informações na fonte http://jcconcursos.bol.uol.com.br/portal/noticia/concursos/edital-inscricoes-ibge-2016-62955.html

PM pega homem tentando abrir buraco em parede do Banco do Brasil

Foto: (Reprodução)
Paulo Vitor Soares Costa, 23 anos que é morador da cidade de Paulínia (SP) foi preso na madrugada deste domingo (27) após ser detido pela Polícia Militar no estacionamento da Associação Comercial na noite de sábado, em Mogi Guaçu.

Tudo começou quando uma pessoa denunciou ao 190 da Polícia Militar que ouviu barulhos no fundo da Agência do Banco do Brasil. PM´s da Força Tática, do Comando Tático e Rádio Patrulhas cercaram o local e avistaram Paulo que tentou fugir pulando por diversas casas e comércios até ser detido no estacionamento da Associação Comercial.

De imediato ele confessou que foi pago por outro homem para abrir uma buraco na parede do banco, o qual daria no cofre da agência. Foi encontrado dentro do banco uma sacola com um alicate de cortar fios, rolo de fita adesiva, luvas de couro, lanterna, tesoura, chave de fenda e uma verde. Um Fiat Pálio, cinza também foi apreendido, ele estava estacionado nas proximidades da agência e foi usado por Paulo.

Na Central de Polícia Judiciária, o Delegado Dalton David Ferreira determinou a prisão de Paulo sob acusação de tentativa de furto qualificado, o caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil, já que Paulo disse que receberia R$ 10 mil pelo serviço de um homem chamado ‘’Maicon’’.  fonte http://www.mogiguacuacontece.com.br/2015/homem-e-preso-pela-pm-tentando-abrir-buraco-em-parede-do-banco-do-brasil.php

domingo, 27 de dezembro de 2015

Lei de solução de conflitos entra em vigor

Resultado de imagem para mediação de conflitos
ilustração
Uma nova forma de mediar conflitos, sem a necessidade de ir à Justiça, começa a valer. Agora é possível resolver situações como brigas de trânsito, cobrança de dívidas, questões relacionadas a direitos do consumidor, trabalhista e familiar, com o auxílio de um cartório, de uma empresa especializada em solução de conflitos ou de um mediador escolhido entre as partes.

Lei de Mediação (13.140/2015), sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no final de junho deste ano, tinha prazo de 180 dias para entrar em vigor.
De acordo com a lei, pode atuar como mediador extrajudicial qualquer pessoa maior de idade que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação. As partes poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos.

As partes envolvidas em conflitos podem recorrer à mediação, mesmo que já tenham entrado com processo na Justiça. Nesse caso, devem pedir ao juiz a suspensão do processo por prazo suficiente para a solução consensual do litígio. A lei também prevê a mediação judicial, com a criação de centros de solução consensual de conflitos.

A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão criar câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos.   fonte http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/lei-de-solucao-de-conflitos-comeca-valer

Extintor veicular pode voltar a ser obrigatório

Resultado de imagem para Extintor ABC pode voltar a ser obrigatório em 2016
ilustração
Achou que a novela envolvendo a obrigatoriedade dos extintores estaria encerrada após o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornar facultativo o uso do equipamento de segurança? Ao que tudo indica essa história não se dará por encerrada tão cedo, pois a decisão do órgão foi suspensa neste mês pela Comissão de Viação e Transportes e seguirá para analise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir a votação no Plenário.
Por que foi aprovada?
O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 234/15, de autoria do deputado Gonzaga Patriota, recebeu a aprovação do deputado Hugo Leal, relator da comissão na Câmara. De acordo com Patriota e com Leal, o Contran agiu de maneira unilateral, causando transtorno a proprietários de veículos e também aos fabricantes e comerciantes de extintores de incêndio.
“Não nos parece razoável a súbita mudança no entendimento do Contran havido por décadas quanto à importância e à obrigatoriedade desse equipamento de segurança. Sequer foram apresentadas as justificativas para a medida imposta, causando perplexidade e desconfiança sobre o órgão consultivo”, disse o deputado Hugo Leal.
Ainda é necessário?
Entretanto, de acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, dos 2 milhões de veículos cobertos por seguros em casos de sinistro, apenas 800 deles tiveram como causa um incêndio. Além disso, deste total, apenas 24 segurados informaram ter utilizado o extintor, o que equivale a 3% do total.
Pesquisas feitas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) indicaram que os veículos produzidos atualmente já dispõem de tecnologias que reduzem o risco de incêndio em acidentes, como o corte automático de combustível em colisões, localização do tanque de combustível para fora da cabine e também o uso de materiais menos inflamáveis.
Argumentos
O relator da Comissão de Viação e Transportes disse que, devido à obrigatoriedade dos extintores, as fabricantes aumentaram a produção do equipamento de segurança nos últimos anos. “O segmento envolve cerca de 400 empresas e gera emprego direto para aproximadamente 40 mil pessoas. O que fazer com os estoques residuais? Como recuperar o capital investido?”, questionou Leal.
O deputado também citou o acordo de regulamentação básica unificada de trânsito, assinado em 1992 por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, que previa a obrigatoriedade do extintor de incêndio. “Enquanto o Brasil for signatário do referido acordo, não há como o extintor de incêndio deixar de ser item obrigatório de todos os veículos automotores e passar a ser facultativo nos veículos de passeio”, explicou o relator.
Em outros países
Em vigor no Brasil desde 1970, a obrigatoriedade do extintor de incêndio é mais comum em países da América do Sul. Entretanto, nos EUA e na maioria dos países da Europa o uso do equipamento é facultativo, já que as autoridades locais consideram que a falta de treinamento e o despreparo para o manuseio geram mais risco às pessoas do que o próprio incêndio.  fonte http://www.icarros.com.br/noticias/geral/extintor-veicular-pode-voltar-a-ser-obrigatorio/20188.html

Azeites produzidos em Andradas e Caldas conquistam chefes e guias

Produção de azeite em Andradas (Foto: Jéssica Balbino / G1)

Com teor de 0,2% de acidez, produtos trazem nova perspectiva ao mercado.

Com teor de acidez em 0,2%, os azeites extravirgens produzidos no Sul de Minas, especialmente em Caldas e Andradas, têm conquistado consumidores em todo o Brasil e chegado a chefes de cozinha, que os incorporam a pratos gourmets. O teor demonstra que a colheita e o processamento das azeitonas ocorreu no tempo certo, bem como o envase, evitando assim a fermentação.
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), neste ano, a produção na região chegou a 25 mil litros e parte dela deve-se aos novos azeites, que têm dado certo na região. Ainda de acordo com a Epamig, a oliveira pede terrenos de altitude e baixas temperaturas.
Em 2014, o Brasil tornou-se o 10º maior consumidor de azeite no mundo e em pouco tempo também tornou-se um grande produtor, primando pela qualidade, frescor e variedade do azeite extravirgem. A vantagem é que ele chega mais rápido às mesas dos consumidores e chefes.
Com sabores suaves, que destacam a essência das oliveiras e prazos de validade curtos, os azeites produzidos na região têm chegado aos pratos dos sulmineiros e agradado. O investimento nesse tipo de produção é relativamente novo na região e vem de pessoas que atuam em outros ramos de negócios e resolveram investir no cultivo das oliveiras.
De Andradas para o guia de azeites mundial
Carla Retuci, produção de azeite em andradas (Foto: Jéssica Balbino / G1)
Carla Retuci na propriedade em Andradas; produção começou em 2008 (Foto: Jéssica Balbino / G1)
Há dois anos, Carla Retuci largou o mercado financeiro e ao lado do marido, Mario Borriello, investiu na produção de azeite em Andradas. O produto já conquistou os consumidores e está à venda, além de lojas em Andradas, em lojas na capital paulista.

A história do azeite começou em 2008, quando foram plantadas 450 mudas de oliveiras das variedades arbequina, originária da Espanha e grapollo, originária do mediterrâneo. As mudas foram fornecidas pela Epamig de Maria da Fé (MG), que atualmente é a maior produtora da região. 

Segundo Carla, em 2014, apesar da situação adversa, com forte calor e seca, foram colhidos 2,6 toneladas de olivas, gerando uma produção de 230 litros. Já em março deste ano foi inaugurada a unidade de processamento, com colheita aproximadamente de 8 toneladas, gerando 860 litros do azeite extravirgem.

A acidez conquistada com o azeite foi de 0,2%, ou seja, atende aos demais parâmetros de um azeite extravirgem.
Ainda segundo Carla, o azeite foi eleito um dos melhores do mundo por meio de um concurso feito na Itália, o Flos Olei Internacional Competition (Competição Internacional Flos Olei), um guia de azeites extravirgens do mundo que avaliou produtos de todo o mundo, com nota superior a 8 dada por jurados que analisaram as amostras.

“É muito bom ver nosso azeite entre as mil marcas analisadas pelo guia europeu especializado. Foi a primeira vez que participamos do concurso e o resultado nos surpreendeu”, finaliza Carla.   leia matéria completa na fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/12/azeites-produzidos-em-andradas-e-caldas-conquistam-chefes-e-guias.html

sábado, 26 de dezembro de 2015

Carro é arrastado pela força da água e passageiros ficam presos

Moradores se mobilizaram para ajudar no resgate em Mogi Mirim (SP)

Durante a forte chuva desta sexta-feira (25), um carro foi arrastado pela enxurrada, na Vila Bianchi, em Mogi Mirim (SP). O veículo só não caiu dentro de um córrego, porque ficou enroscado em uma mureta de concreto.

fotos divulgação
Com a força da água, o casal que estava no carro não conseguiu sair. Então, moradores do bairro se mobilizaram para tentar chegar até o veículo e retirar os passageiros. 
A corporação da PM (Policia Militar) afirmou também que o resgate foi difícil, porque o carro precisou ser amarrado para não ser arrastado novamente depois da retirada dos passageiros. Segundo a brigada municipal, um dos passageiros foi salvo pelo moradores, já o outro pela corporação dos brigadistas e com a ajuda da Polícia Militar.
Os brigadistas disseram ainda que os passageiros passam bem e que após a água perder força, o veículo foi retirado da via pela Guarda Municipal.   fonte http://avozdoguacu.com.br/materia.php?id=411

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Carreta carregada com cerveja tomba e carga é saqueada em Águas da Prata

Um caminhão carregado com cerveja tombou na estrada que liga Águas da Prata a Poços de Caldas na madrugada desta sexta-feira (25). De acordo com a Polícia Rodoviária, o motorista perdeu o controle da direção e tombou na lateral da rodovia, sofrendo ferimentos leves.
Uma das pistas teve de ser interditada e, após o acidente, motoristas que passavam pelo local furtaram parte da carga.  fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/12/carreta-carregada-com-cerveja-tomba-e-carga-e-saqueada-por-motoristas.html