Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Policial passa mal e carro da PM bate em muro de casa

Segundo a Polícia Militar, o policial que dirigia o veículo passou mal e desmaiou. (Imagem: Reprodução EPTV)
Segundo a Polícia Militar, o policial que dirigia o veículo passou mal
 e desmaiou. (Imagem: Reprodução EPTV)
Um carro da Polícia Militar bateu no portão de uma casa na tarde desta terça-feira (1º) no bairro Boa Esperança, em Poços de Caldas (MG). 
Segundo a Polícia Militar, o policial que dirigia o veículo passou mal e desmaiou. Desgovernado, o carro bateu na casa. 
O militar foi levado para a Santa Casa da cidade e passa bem. Ninguém na casa ficou ferido.  fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/12/policial-passa-mal-e-carro-da-pm-bate-em-muro-de-casa-em-pocos-de-caldas.html

Pinhalense suspeito de assassinaro aposentado é preso em Andradas

Rosmir Batista de Carvalho é acusado de
 participar  do 
latrocínio que resultou na morte
 de  José Carlos Fogarolli. (Foto: PM)
Foi preso na tarde desta segunda-feira (30), o último suspeito de participar do latrocínio que resultou na morte do aposentado José Carlos Fogarolli, de 69 anos. Rosmir Batista de Carvalho estava foragido e vivia a cerca de dois meses em Andradas (MG).

Segundo a Polícia Militar do município mineiro, por volta das 17h os militares abordaram Rosmir na Avenida João Domiciano da Costa, no bairro Vila Muterle. Durante a abordagem, para tentar fugir, ele identificou-se com um nome falso, mas ao pesquisar no sistema, descobriram o verdadeiro nome e que havia um mandado de prisão em aberto.

Rosmir tem 37 anos é natural de Espírito Santo do Pinhal. Ele estava morando em uma casa abondanda na cidade mineira. O outro suspeito de assaltar e assassinar José Carlos Fogarolli está preso desde o dia 06 de outubro.

O CASO
O aposentado José Carlos Fogarolli foi encontrado desacordado dentro da própria casa, no Jardim Ipê, em São João da Boa Vista, na noite do dia 04 de outubro. Segundo a Polícia Militar, na noite do dia 03 para o dia 04, os dois bandidos teriam invadido a residência de José Carlos e o agrediram com uma barra de ferro.

Um vizinho teria visto o portão da casa aberto e estranhou. Ele então entrou no imóvel e encontrou Fogarolli desmaiado e com diversas marcas de agressões pelo corpo. O idoso foi socorrido pelo O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para a Santa Casa de São João. O aposentado permaneceu internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o dia 12 de outubro, quando veio a falecer em decorrência das lesões sofridas.  fonte http://www.omunicipio.jor.br/Policia/2015/12/suspeito-de-assassinar-o-aposentado-jose-carlos-fogarolli-e-preso-em-andradas.html

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Lei da Meia-Entrada começa a valer nesta terça-feira

Resultado de imagem para lei meia entradaRegulamentada em outubro, a Lei da Meia-Entrada  (Lei 12.933/2013) entrou em vigor hoje (1º), dois anos após ser aprovada no Congresso Nacional. A lei permite o acesso de estudantes, jovens de baixa renda e pessoas portadoras de deficiência a eventos artísticos e culturais, pagando metade do valor do ingresso.

Com a nova regra, ficam assegurados 40% do total de ingressos dos eventos para concessão da meia-entrada. As promotoras e produtoras deverão comunicar o eventual esgotamento das entradas com desconto e apresentar um relatório de vendas com indicação dos ingressos comercializados com meia-entrada. O decreto não especifica como dever ser feita a fiscalização.

Os estudantes terão o direito à meia-entrada mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil, que seguirá um modelo nacional e poderá ser emitida por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Brasileira dos Estudantes Secindaristas (Ubes), além de diretórios centrais de estudantes e centros acadêmicos. O documento será renovado anualmente, com comprovação de matrícula e será gratuito para estudantes de baixa renda. 
A meia-entrada para jovens de baixa renda será concedida por meio da apresentação da Identidade Jovem, documento que será emitido pela Secretaria Nacional de Juventude. A emissão levará em conta informações sobre beneficiários de programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para pessoas com deficiência, a regulamentação prevê o benefício da meia-entrada com apresentação do cartão do Benefício de Prestação Continuada ou documento do Instituto Nacional do Seguro Social atestando a aposentadoria. O acompanhante também terá direito ao desconto.
Transporte
O decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff em outubro também assegura duas vagas em cada veículo, trem ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto mínimo de 50% no valor das passagens após esgotadas as vagas gratuitas.

Para acesso à gratuidade, o beneficiário terá de apresentar a Identidade Jovem e um documento de identificação com foto expedido por órgão público para retirar um bilhete de viagem nos pontos de venda da empresa de transporte. O bilhete do jovem será nominal e intransferível.

Segundo o governo, o acesso ao benefício no transporte para jovens de baixa renda estará em vigor até 31 de março do ano que vem, mesmo prazo dado para emissão da Identidade Jovem.

4º Encontro de Sanfonas de Poços de Caldas acontece no próximo sábado

Desde 2012, encontro reúne sanfoneiros de Poços e convidados
 de outros municípios.
A Prefeitura promove, no próximo sábado, dia 5 de dezembro, o 4º Encontro de Sanfonas de Poços de Caldas que, neste ano, será realizado na Estação Mogyana (Fepasa), a partir das 16h. O evento é uma realização conjunta das secretarias de Cultura e Turismo. O encontro conta com a parceria do sanfoneiro poços-caldense, Gervásio José Muniz (Gegabinha), que também se apresenta no evento.

O Encontro de Sanfonas de Poços de Caldas nasceu em 2012, como forma de homenagear o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que imortalizou o instrumento. O objetivo é estimular e promover talentos dedicados à interpretação instrumental da sanfona, incentivando o interesse pelo instrumento em crianças, jovens e adultos. “O Encontro de Sanfonas visa resgatar a história popular do acordeom e, com isso, estimular o surgimento de novos talentos da cidade”, destaca Gegabinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9.9198-3234. Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Corpo de comerciante desaparecido é localizado por bombeiros

Adão Roberto Cola, 50 anos, o Betão, conhecido comerciante na região do Bairro Rural de Mogi Guaçu que estava desaparecido deste as 13h00 do último domingo nas margens do Rio Manso teve o seu corpo localizado na manhã desta terça-feira (01) no mesmo local onde desapareceu.

Betão que possivelmente caiu no rio após sofrer um ataque epilético, já que o mesmo possui a doença entrou em contato com familiares por volta das 12h00 do último domingo (29), logo após nenhum familiar conseguiu entrar em contato com ele. No local onde ele teria sido visto pela última vez, foi encontrado materiais de pescas e o carro do mesmo nas proximidades do Rio Manso,Roseira.

O Corpo de Bombeiros realizou buscas durante toda esta segunda-feira (30) sem sucesso na localização de Betão, no entanto, no final da manhã desta terça-feira (01), o corpo dele foi localizado na mesma região de onde teria desaparecido.

Os GCM´s Anselmo e Paulo foram até o local e acionaram a Polícia Científica que efetuou a perícia com o intuito de descobrir as causas da morte, o corpo de Betão foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e passará por exames de necropsia e após liberado para familiares.  fonte http://www.mogiguacuacontece.com.br/2015/corpo-de-comerciante-desaparecido-em-rio-e-encontrado-por-bombeiros.php

Idosos de asilos podem ser adotados para o Natal em Poços de Caldas

Campanha acontece há 11 anos e neste ano chega a quase 200 pessoas.


Campanha presenteia idosos no Natal de lares em Poços de Caldas, MG (Foto: Marcelo Rodrigues / EPTV)
Campanha presenteia idosos no Natal de lares em Poços de Caldas, MG (Foto: Marcelo Rodrigues / EPTV)
Já imaginou ‘adotar’ um idoso? Essa é a proposta da campanha de Natal da Caixa Econômica Federal, que lançou o projeto que arrecada presentes para idosos dos asilos da cidade. Este é o 11º ano consecutivo da campanha, que foi idealizada pelos próprios funcionários da agência. A proposta é de que funcionários e clientes do banco adotem um 'velhinho', por meio de uma foto, para presenteá-lo no natal.
Neste ano, quatro asilos de Poços de Caldas participam da campanha. A lista inclui 198 pessoas e cada asilo fotografou os idosos e anotou os pedidos que eles queriam.  As fotos estão anexadas em painéis em uma das agências da Caixa Econômica Federal.
Qualquer pessoa pode ir até o local e ajudar. Quem estiver interessado, é só escolher o idoso a ser presenteado por meio das fotos. As listas com sugestões e tamanhos de roupas e calçados também pode ser consultadas na própria agência.
A adoção pode ser feita até o dia 15 de dezembro. As pessoas  tem também até esta data para levar o presente na agência. As entregas dos presentes para os idosos serão feitas entre os dias 17 e 22 de dezembro.
Serviço – As fotos dos idosos a serem adotados podem ser escolhidas na Caixa Econômica Federal, 100, no Centro de Poços de Caldas.  fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/12/idosos-de-asilos-podem-ser-adotados-para-o-natal-em-pocos-de-caldas-mg.html

CPF passa a ser emitido junto com a certidão de nascimento

Resultado de imagem para cpf
ilustração
Em ação inédita no país, foi lançado hoje (1º) em São Paulo um novo serviço ao cidadão que permitirá a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento em que é feito o registro da certidão de nascimento. Por meio de convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), os cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo.


De acordo com Marcelo Barreto, superintendente substituto da Receita Federal em São Paulo, a medida será estendida agora à tarde ao Rio de Janeiro e amanhã (2) a todo o país. Ele lembrou que, atualmente, para ter acesso ao CPF os interessados têm de procurar um dos postos da rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e agências dos Correios) e pagar a taxa de R$ 7,00. A partir de agora, o serviço passa a ser gratuito, “eliminando discrepâncias e facilitando a vida do cidadão”, disse Barreto.

A medida, conforme o superintendente, é uma demanda antiga da sociedade e, por meio dela, a Receita poderá fazer um cruzamento da base de dados de forma segura, evitando eventuais tentativas de fraudes. “Todos saem ganhando com isso”, afirmou Barreto. Ele informou que, anualmente, são expedidos em São Paulo em torno de 500 mil CPFs.


De acordo com ele, o governo pretende lançar no primeiro semestre do próximo ano a mesma sistemática para o caso de adolescentes que vão tirar o primeiro documento de identificação, o Registro Geral (RG), que é emitido pelas secretarias de Segurança Pública.
A diretora da Arpen, Monete Hipolito Serra, que é registradora civil do Distrito de Jaraguá, na zona noroeste de São Paulo, informou que o novo serviço não causará qualquer impacto na rotina dos 836 cartórios do estado e que os cidadãos continuarão a receber o documento na hora da solicitação.

“Essa medida vai agilizar a emissão para quem pretende, por exemplo, abrir um plano de previdência para o filho que acabou de nascer, em casos de doação de imóvel e inscrições em programas sociais ou ainda no acesso a remédios que são distribuídos de graça na área de saúde”, acrescentou.  fonte http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/cpf-passa-ser-emitido-junto-com-certidao-de-nascimento