Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2015

Evento estudantil deve injetar R$ 1 milhão na economia de Vargem

O Economíadas Caipira, uma competição esportiva universitária que reúne as maiores faculdades de negócios do interior de São Paulo e norte do Paraná, acontece neste ano em Vargem Grande do Sul. Esta será a 17ª edição e contará com a presença da Fea-Usp/RP, Unesp Araraquara, Unesp Jaboticabal, Facamp, Unicamp, UEL, UEM, PUCCamp, UFSCar Sorocaba e a Unicamp Limeira. Com um total de mais de dois mil universitários. As modalidades disputadas serão Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Areia, Xadrez, Judô, Futebol de Campo e Natação.

Locais
As competições esportivas serão disputadas no Centro Educacional e Esportivo José Cortez, Centro Esportivo do Santa Teresinha e Ginásio Nicola Ranzani. Algumas modalidades serão disputadas em São João da Boa Vista, como o Tênis de Quadra e Vôlei de Areia. “A expectativa é que os jogos movimentarão a cidade de Vargem Grande do Sul no feriado de Corpus Christi, proporcionando um intercâmbio cultural e esportivo com trocas de conhecimentos na parte esportiva. A estimativa é que ocorra a injeção de um valor de R$ 1 milhão na economia local”, informou Douglas Capi, um dos organizadores do evento.

“A média que utilizamos para a conta é que o universitário gastará por volta de R$ 400,00 com alimentação, transporte e hospedagem nos quatro dias de jogos. O público total do Economíadas Caipira entre atletas e delegações é por volta de 2,5 mil pessoas, totalizando um valor de R$ 1 milhão”, informou. De acordo com ele, a escolha de Vargem como sede do torneio é devido ao alto nível das praças esportivas locais e a grande receptividade da cidade. 

2ª vez
Essa é a segunda vez que o município recebe o Economíadas Caipira. A primeira vez foi em 2009. Mais uma vez, Vargem ganhará grande visibilidades diante da movimentação intensa de 10 delegações oriundas de todos os cantos do estado de São Paulo, movimentando o turismo e alavancando setores do comércio local”, comentou Douglas.

Festas
Três festas noturnas devem acontecer em Vargem Grande do Sul durante a realização  das disputas universitárias. As Festas da Bata, à Fantasia e War Sex. A Festa da Bata acontece no dia 4, com Tom Baratella, Projeto SaXen e Dj André Nardini, que sobe ao palco nas três festas. Já à Fantasia, que acontece no dia 5, se apresentam Raimundos e os Dj Puff e André Nardini. Por fim, na última festa, a War Sex, no dia 6, a animação fica por conta de Batuque do Bem, Sambaculejo, MC Dudu e Dj André Nardini. As três festas noturnas são open bar com cerveja, vodca, energético, catuaba, jurupinga, refrigerante e água.
A entrada é proibida para menores de 18 anos. Todas as festas acontecem no Recinto de Exposições Christiano Dutra do Nascimento, às 23h30.  fonte http://www.gazetavg.com.br/novosite/detalhe.php?id=1030

Golpe do bilhete premiado continua fazendo vítimas

ilustração
Durante a tarde de ontem (01), uma mulher foi vítima de estelionato. A ação ocorreu no centro de São João da Boa Vista. A aposentada foi abordada nas proximidades da Galeria Pagu por duas mulheres solicitanto ajuda financeira em troca de R$ 50 mil, valor do suposto bilhete premiado. Na tentativa de ajudar, a vítima MJSR, entrou no veículo das estelionatárias e seguiram até o banco Mercantil, onde foi feito um empréstimo de R$ 1.500 pela própria mulher.
Ao chegar no carro, a vítima entregou a retirada juntamente com R$ 775,00 que havia sacado antes da abordagem. Em seguida, as três dirigiram-se até a Caixa Econômica Federal, na praça Coronel Joaquim José, onde MJSR foi orientada retirar uma senha e aguardar, enquanto as estelionatárias buscavam o dinheiro do bilhete premiado.
As cúmplices não voltaram, deixando a vítima com prejuízo de R$ 2.275 e sem celular, que também foi levado. http://diariodesaojoao.com.br/index.php/policia/item/1183-mulher-tem-prejuizo-de-r-2-275-em-golpe-do-bilhete-premiado

Cristo Redentor é revitalizado por trabalhadores de rapel em Poços de Caldas

Empresa contratada deve lavar e depois pintar estátua de 120 toneladas.


Trabalhadores usam rapel para limpar o Cristo Redentor (Foto: Reprodução/EPTV)
Trabalhadores usam rapel para limpar o Cristo Redentor (Foto: Reprodução/EPTV)
Um dos principais símbolos turísticos de Poços de Caldas (MG), o Cristo Redentor, está passando por revitalização e limpeza. A forma como a ação tem sido feita chama a atenção dos moradores e visitantes: de rapel. Os funcionários da empresa contratada ficam pendurados no corpo da imagem, que pesa 120 toneladas. O trabalho teve início na segunda-feira (1º) e cerca de 40% da imagem já passou por limpeza. Quem pode observar, mesmo de longe, já nota a diferença de cores na parte que recebeu o tratamento de higienização.
De acordo com o técnico de acesso por cordas, que atua na limpeza, Silas Oliveira, há uma norma regulamentadora onde todo trabalhador faz curso para se tornar apto para trabalhar em locais altos e de difícil acesso. “É um trabalho minucioso, mas sempre temos dois pontos ou mais de ancoragem e vamos seguir limpando o local”, disse. Depois da lavagem, a empresa contratada para a revitalização vai dar início ao serviço de pintura. A estátua vai receber uma tinta branca bem semelhante à original, que é para não descaracterizar o monumento.
A revitalização deve seguir ao longo da semana, inclusive no feriado de Corpus Christi, quando são esperados vários visitantes no município. De acordo com a diretora de Turismo, Rose Lino, o ponto turístico continuará aberto. “É um momento muito feliz podermos entregar a obra de revitalização do Cristo”, pontuou.
Assim que todo trabalho for finalizado, será feita uma reforma no espaço onde antes funcionava um restaurante. A ideia é transformar o recinto em um centro de ciências em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal).  fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/06/cristo-redentor-e-revitalizado-por-trabalhadores-de-rapel-em-pocos-mg.html

Dilma sanciona nova lei para empregado doméstico; veja o que mudou

Resultado de imagem para empregado domestico
ilustração
A lei que regulamenta a emenda constitucional ampliando os direitos dos trabalhadores domésticos, sancionada hoje (2) pela presidente Dilma Rousseff com vetos garante novos direitos à categoria, entre eles o seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e seguro contra acidentes de trabalho. Publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União, a lei regulamenta a obrigatoriedade do recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) por parte do empregador e os direitos a adicional noturno e indenização em caso de demissão sem justa causa. Esses pontos estavam sem regulamentação desde a promulgação da Emenda Constitucional 72 – PEC das Domésticas –, em 2013.

Dilma vetou dois trechos da lei: a possibilidade de estender o regime de horas previsto na lei, de 12 horas trabalhadas por 36 de descanso a trabalhadores de outras categorias, como os vigilantes. A presidente vetou esse parágrafo por entender que se trata de matéria estranha ao objeto do projeto de lei e com características distintas.

A presidente também vetou a possibilidade de argumentar "violação de fato ou circunstância íntima do empregador ou da família" como razão para demissão do empregado doméstico por justa causa. Na justificativa, Dilma considerou o dispositivo amplo e impreciso o que, a seu ver, daria margem a fraudes, além de trazer insegurança ao trabalhador doméstico.

Entendas os principais mudanças na relação entre patrões e empregados com a sanção da regulamentação da PEC das Domésticas:

Encargos para o empregador

Atualmente, o único encargo obrigatório que o empregador tem em relação ao empregado doméstico é a contribuição para a Previdência Social. Os empregadores pagam 12% e os empregados, entre 8% e 11%, dependendo do valor do salário. O empregador paga as duas contribuições em uma guia de recolhimento e desconta a parte do empregado na hora de pagar o salário. Com a nova lei, a alíquota referente ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a ser recolhida pelo empregador caiu para 8% (a do empregado também passou a ser fixa, de 8%), mas ele passará a recolher também 8% para o FGTS, 3,2% para o fundo que arcará com a multa em caso de demissão sem justa causa e 0,8% para uma espécie de seguro para acidentes de trabalho.

O total de 20% sobre o salário do empregado deverá ser recolhido pelo empregador em uma única GRU (Guia de Recolhimento da União). O chamado Super Simples Doméstico estará vinculado a um sistema encarregado de calcular os encargos e fazer o pagamento de forma eletrônica, além da possibilidade de renegociação dos débitos do empregador com o empregado. O empregador já é obrigado – e continuará sendo – a pagar férias e 13º salário aos empregados domésticos.

Multa por demissão sem justa causa

A partir de agora, o empregado doméstico terá direito à multa de 40% sobre o saldo do FGTS, se for demitido sem justa causa. A multa não será paga pelo empregador, como ocorre com os demais trabalhadores. Os empregados receberão a multa pela Caixa Econômica Federal, junto com o FGTS, se desejarem sacá-lo no momento da demissão.
Os empregadores são obrigados a contribuir com 3,2% do salário do empregado todo mês para garantir o saldo da multa. Se a demissão for por justa causa, ou por morte ou aposentadoria, os empregadores poderão receber de volta a contribuição que fizeram para este fundo.

Horas extras e adicional noturno

Os empregados domésticos deverão receber em dinheiro as primeiras 40 horas extras que fizerem dentro de um mês. Depois disso, as demais horas poderão ser pagas em dinheiro ou acumuladas em um banco de horas a ser compensado no período máximo de um ano.
Em caso de viagens com a família do empregador, o empregado poderá compensar as horas extras em outros dias, mas deverá receber adicional de 25% em sua remuneração. Nesses casos, o empregador não poderá descontar as despesas com alimentação, transporte e hospedagem do empregado. O adicional noturno deverá ser pago quando eles trabalharem no período entre as 22h e as 5h, conforme as regras que já existem para outros trabalhadores.

Jornada de trabalho e férias

Os empregados domésticos terão jornada de trabalho de 44 horas semanais de até oito horas por dia. Em caso de horas extras, os empregados poderão fazer até duas horas por dia. Se cumprirem oito horas de segunda-feira à sexta-feira, no sábado, deverão trabalhar apenas quatro horas.
O horário de almoço poderá ser reduzido para 30 minutos, desde que sejam liberados do trabalho também 30 minutos mais cedo. Os vigilantes noturnos, cuidadores de idosos e os demais que trabalhem à noite, deverão ter jornada de trabalho de 12 horas, intercalada por 36 horas de descanso.
Os empregados domésticos têm direito a férias de 30 dias por ano, que poderão ser parceladas em até dois períodos de, no mínimo, 14 dias cada. No primeiro período, deverá ser pago o valor de um terço do salário.

Obrigações do empregado

Os empregados domésticos deverão pagar contribuição sindical equivalente a um dia de trabalho por ano. Eles não são obrigados a pagar aluguel se morarem no imóvel onde trabalham, mas se residirem em outro imóvel de propriedade do empregador poderão ter o aluguel descontado do salário, se for acordado.
Eles não poderão pedir usucapião de imóveis do empregador em que eventualmente residam. Também fica vedada a possibilidade de penhora de bens do empregador doméstico para quitação de dívidas trabalhistas. Os empregados também ficam obrigados a dar aviso prévio, em caso de pedido de demissão, e poderão pagá-lo ou recebê-lo proporcionalmente.

Renegociação de dívidas

Pela lei em vigor, os empregadores já são obrigados a recolher a contribuição previdenciária dos empregados. A nova lei prevê a possibilidade de renegociação das dívidas de quem não fez o recolhimento para o INSS de débitos vencidos até 30 de abril de 2013.
Em até 120 dias, o governo deverá criar o Redom (Programa de Renegociação Previdenciária dos Empregados Domésticos) pelo qual os débitos poderão ser financiados em parcelas mínimas de R$ 100 em até 120 meses, com abatimento de 100% das multas de mora e de ofício e 60% dos juros. O não pagamento de três parcelas consecutivas implicará em rescisão do parcelamento.

Detalhes do contrato de trabalho

Fica caracterizado o vínculo empregatício em casos de prestação de serviços domésticos acima de duas vezes na semana em uma mesma residência. O empregado doméstico poderá ser contratado em regime de experiência por até 90 dias. Ele deverá ter mais de 18 anos. O auxílio-transporte poderá ser pago em vale ou dinheiro.  fonte http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/economia/2015/06/02/dilma-sanciona-nova-lei-para-empregado-domestico-veja-o-que-mudou.htm

Números da dengue na região

Mais de 2.450 casos de dengue confirmados em São JoãoEspírito Santo do Pinhal

Desde o início do ano até 28 de maio, Pinhal registrou 1.033 casos positivos de dengue e 117 pessoas aguardam resultado de exame, informa a Vigilância Epidemiológica. Em Mogi Guaçu já foram registrados 11.900 casos; em Itapira, 4.474 casos, com 9 mortes; e em São João da Boa Vista, 2.434 casos, com a morte de uma pessoa de 26 anos.

São João da Boa Vista

São João da Boa Vista já contabiliza 2.465 casos de dengue confirmados. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de São João nesta terça-feira (2). Ao total, 2.358 pessoas foram infectadas na cidade e outras 107 em outros municípios. Atualmente, ainda são aguardados resultados de 2.339 exames de suspeita da doença.
Mogi Guaçu
Mogi Guaçu está com 11.900 casos confirmados de dengue, segundo aponta o relatório do Programa de Epidemiologia e Controle de Doenças (PECD) divulgado nesta semana. Das 15.936 notificações realizadas até agora, 4.026 exames deram negativos para o vírus da dengue. Do total de casos apresentados no relatório dessa semana, 11.868 foram infectados no próprio município e 23 são importados – pacientes que contraíram a doença em outras cidades. 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Denuncie queimadas ilegais, balões ou relate focos de incêndio

Resultado de imagem para queimadas e desmatamento
ilustração
Números da Operação Corta Fogo mostram que as ações implantadas tiveram impactos positivos na redução das ocorrências de queimadas e incêndios florestais. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, no período compreendido entre 2010 e 2014, o registro de incidentes passou de 5.194 para 4.717. Além disso, entre 2013 e 2014 foram treinados 4.832 brigadistas.
A Operação Corta Fogo faz parte do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Estado. Foi criada em 2011 pelo Governo de São Paulo em atenção às ocorrências de incêndios, séria ameaça à biodiversidade e um dos principais problemas de degradação ambiental das unidades de conservação e do aumento da poluição do ar.
Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Cetesb, Fundação Florestal e Instituto Florestal integram o Comitê Executivo, responsável por elaborar as estratégias e ações dos quatro programas da operação: prevenção, controle, monitoramento e combate.

Ações práticas
O programa tem o objetivo de acompanhar diariamente os focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco do fogo; emitir alertas e fornecer subsídios aos órgãos participantes da operação.
Para tanto, existem algumas ações práticas. São elas: campanhas em rodovias, para alertar os motoristas sobre os riscos de causarem incêndios às margens das pistas (pontas de cigarro e fogueiras, por exemplo), fiscalização de queimadas e incêndios florestais detectados por satélite, trabalho feito pela Polícia Militar Ambiental.

Telefones úteis
193 (Corpo de Bombeiros) - para relatar ocorrência de focos de incêndio
190 (Polícia Militar) - para denunciar queimadas ilegais ou balões


Do Portal do Governo do Estado

Arborização urbana de Pinhal

ilustração

O departamento de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando plantios de mudas de árvores, com certa regularidade em diversos locais do município. De novembro de 2014 até maio de 2015, foram plantadas cerca de 1.500 mudas no entorno de escolas municipais, em canteiros centrais e áreas de preservação permanente.

A prefeitura conta hoje com um estoque de 1.800 mudas, divididas em 28 espécies diferentes, de porte apropriado para arborização urbana, mantidas por um sistema de gotejamento dentro da Chácara Rosas. Além disso, o departamento mantém um viveiro de mudas nativas dentro do horto municipal, localizado na Vila Maringá, com um estoque aproximado de 10.000 mudas e mais de uma centena de espécies distribuídas gratuitamente à população. 

Segundo os departamentos, o horto municipal encontra-se em fase final de reformas, as quais proporcionarão um atendimento de melhor qualidade ao público e capacitarão o local para o desenvolvimento de atividades voltadas à educação ambiental.