Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Com 2,5 mil casos e em epidemia, Itapira tem 1ª morte por dengue

Resultado de imagem para morte por dengue
ilustração
A Secretaria de Saúde de Itapira (SP) confirmou a primeira morte por dengue no ano. A vítima é uma mulher de 51 anos que morava no bairro Assad Alcici. De acordo com a Prefeitura, apesar da morte ter acontecido no dia 1º de janeiro, o resultado do exame saiu apenas no dia 25 de fevereiro. Com 2581 casos confirmados em 2015, a cidade vive uma epidemia da doença.
A vítima apresentou sintomas de dengue em 20 de dezembro do ano passado e chegou a procurar atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Municipal por cinco vezes. Ela foi internada em 30 de dezembro e, dois dias depois, morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Mogi Guaçu (SP), onde foi descartada a possibilidade de infecção exógena.
Como a causa da morte continuava sem confirmação, a Prefeitura encaminhou o corpo para o Adolf Lutz, em São Paulo, onde a suspeita de dengue foi confirmada. Por nota, o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) lamentou a morte. "Apesar da tristeza que esse acontecimento no traz, ele serve de alerta para toda comunidade", comunicou.
Epidemia
A cidade registrou, até a primeira quinzena de fevereiro, 2.581 casos confirmados de dengue em 2015. Por conta da epidemia, até o carnaval foi cancelado este ano. Em 5 de janeiro, o Executivo já havia decretado estado de emergência. De acordo com a Prefeitura, o número de funcionários que atuam no combate aos focos de dengue passou de 90 para 120. No ano passado, o município confirmou 564 casos da doença. Já em 2013, foram apenas 53 casos.  http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/03/com-25-mil-casos-e-em-epidemia-itapira-confirma-1-morte-por-dengue.html


Frentista persegue ladrões e escapa de tiros

O frentista de um posto de combustíveis do bairro Nossa Senhora de Fátima escapou da morte, na noite de sexta (27). Ele perseguiu os ladrões que assaltaram a loja de conveniências do estabelecimento, por volta das 21h30. Segundo a balconista da loja, dois marginais chegaram ao local em uma motocicleta e entraram no local com o rosto coberto por capacetes de cor escura. Um dos bandidos sacou um revólver calibre 38 e ameaçou a vítima que lhe entregou R$ 1.000,00 que estavam no caixa.

Quando os ladrões fugiram, um frentista que estava trabalhando deu partida na própria moto e começou a perseguir a dupla. Ele seguiu os assaltantes até o Recanto Jaguari, onde o garupa da moto sacou a arma e disparou diversas vezes contra o trabalhador. O ladrão errou todos os disparos. A PM foi acionada no local, mas ninguém foi preso.  http://www.parabrisa.com.br/index.php?page=noticias&id=15947

Águas da Prata realiza força-tarefa para combater epidemia de dengue

Município confirmou 59 casos e há 145 pessoas com sintomas da doença.


Agentes de saúde vão até as casas em busca de criadouros em Águas da Prata (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)
Agentes de saúde vão até as casas em busca de
criadouros do mosquito (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)
Águas da Prata realizou uma força-tarefa nesta segunda-feira (2) para combater o mosquito da dengue. Com 59 casos confirmados e 145 pessoas aguardando os resultados dos exames, a cidade vive uma epidemia e quer evitar a proliferação da doença, que já fez dobrar o número de atendimentos no pronto-socorro. Os agentes de saúde têm visitado as residências para orientar a população e colocar em prática medidas de controle como a aplicação de substâncias capazes de evitar o desenvolvimento das larvas.
Focos
O trabalho dos agentes é feito também em terrenos. Em um deles, localizado próximo à linha férrea, foram encontradas larvas do mosquito. O material foi coletado e enviado para análise na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). “Acho que foi um caminhão que passou, afundou o terreno e com a chuva formou uma pequena poça d’água. Já foi aplicado o inseticida, mas vamos continuar monitorando”, disse o agente de vetores Reginaldo Antonio Lima.
Medidas
Escolas e bairros com casos confirmados foram nebulizados e o trabalho de prevenção continuará ao longo da semana. “A nebulização, tanto manual quanto mecânica, vai matar apenas o mosquito que já está voando. É preciso que a população tenha consciência e remova todos os criadouros existentes, tanto dentro de casa quanto em terrenos. A gente precisa e conta muito com a ajuda da população”, explicou Lima.  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/03/aguas-da-prata-realiza-forca-tarefa-para-combater-mosquito-da-dengue.html


Conta de luz sobe a partir de hoje; alta é de 32% em SP


Resultado de imagem para conta de luz
ilustração
A conta de luz fica mais cara, em média, 23,4% em todo o país a partir desta segunda-feira (2). Para a Eletropaulo, o aumento médio das tarifas será de 31,9%, enquanto a Cemig terá alta de 28,8%. Para a Light, o aumento será de 22,5%. Haverá alta para 58 distribuidoras de eletricidade do país. O reajuste foi aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na sexta-feira. 

Alta de 83% para as bandeiras

Também passa a valer nesta segunda uma alta na cobrança das bandeiras tarifárias. Essa cobrança extra é uma consequência do uso da energia das termelétricas, que é mais cara, pelas distribuidoras. O sistema de bandeiras tarifárias traz um custo adicional na tarifa de acordo com a necessidade do consumo dessa energia. As usinas termelétricas são acionadas quando há alta no consumo e a energia gerada pelas hidrelétricas, mais barata, não é suficiente para abastecer todo o sistema. No caso da bandeira vermelha, o valor a ser pago pelos consumidores passa a ser de R$ 5,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh), ante os R$ 3 que estavam vigorando desde o início do ano, uma elevação de cerca de 83%. Já a bandeira amarela passará do R$ 1,50 atual para cada 100 kWh para R$ 2,50, alta de 66%.

Bandeiras funcionarão como semáforo

As bandeiras funcionam como um semáforo de trânsito, com as cores verde, amarela e vermelha para indicar as condições de geração de energia no país. Por exemplo, quando a conta de luz vier com a bandeira verde, significa que os custos para gerar energia naquele mês foram baixos, portanto, a tarifa de energia não terá nenhum acréscimo. Se vier com a bandeira amarela, é sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Já a bandeira vermelha mostra que o custo da geração naquele mês está mais alto, com o maior acionamento de termelétricas.

A cobrança pelo sistema de bandeiras tarifárias vai ser dividida por subsistemas, o que quer dizer que os consumidores de Estados do Sul podem pagar um valor diferente daqueles que moram mais ao Norte do país. No entanto, a bandeira aplicada mensalmente será a mesma para todas as distribuidoras de um mesmo subsistema.
(Com Reuters e Agência Brasil)

Autônomo é morto a tiros em rodovia após briga em festa de Mogi Guaçu

Vítima teria tentado defender dois amigos em uma confusão neste sábado.


Ele foi baleado enquanto dirigia na SP-340, já na zona rural de Mogi Mirim.


Um autônomo de 20 anos foi morto a tiros na noite deste sábado (28) após uma briga em uma festa no Jardim Serra Dourada, em Mogi Guaçu (SP). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele foi baleado dentro do carro que dirigia na Rodovia Adhemar de Barros (SP-340) depois de tentar defender dois amigos em uma confusão.
Testemunhas relatam que por volta das 23h, a vítima saiu de carro com dois conhecidos depois do desentendimento e quando já estava na altura do km 67 da rodovia, já na área rural de Mogi Mirim (SP), um veículo se aproximou e vários tiros foram disparados. O autônomo estacionou no acostamento e os dois ocupantes desceram para se esconder em um matagal e chamar a Polícia Militar. Ao chegarem, os policiais já encontraram o autônomo morto, informou a SSP. Equipes da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística estiveram no local e apreenderam cápsulas de munições calibre 380. A lateral e o parabrisa do carro estavam com marcas de tiros. O veículo e o celular da vítima foram apreendidos para perícia. O caso foi registrado como homicídio e é investigado pela delegacia de Mogi Mirim.  http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/03/autonomo-e-morto-tiros-em-rodovia-de-mogi-guacu-apos-briga-em-festa.html

WhatsApp será usado para segurança no comércio de Mogi Mirim

Resultado de imagem para usando whatsapp
ilustração
Uma das ferramentas de comunicação mais usadas atualmente em todo o mundo, o aplicativo de mensagens simultâneas WhatsApp será um poderoso aliado no combate a ações criminosas no comércio de Mogi Mirim. Simples e objetiva, uma parceria entre a Polícia Militar e a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) foi firmada na tarde da última quarta-feira e prevê a criação de um grupo para a troca de informações em tempo real entre comerciantes e a PM. A intenção é colocar o grupo em prática já a partir da próxima semana.
O objetivo é a troca de informações, com alertas em relação a veículos furtados e roubados que possam circular na região central e características de indivíduos que estejam praticando crimes no comércio. Os comerciantes poderão também passar informações sobre indivíduos em atitudes suspeitas próximo ao comércio onde trabalham como forma de alerta não apenas para a Polícia Militar, mas para os outros comerciantes. A iniciativa de integrar um grupo para troca de informações e criação de uma rede de segurança entre os comerciantes foi adotada pelo batalhão a título experimental. Dependendo da repercussão da iniciativa, o projeto piloto poderá se tornar uma campanha estadual.
Participaram do encontro na quarta-feira, integrantes da diretoria da Associação Comercial, como o presidente Sidney Natalino Coser e o primeiro secretário Nelson Theodoro Junior, além do Major Ricardo Mello Araújo e o Capitão Marcelo Soares Cavalheiro, ambos da PM. A tendência é que a Polícia Militar conte com um voluntário de plantão para monitorar o serviço.  
Na avaliação de Sidney Coser, a criação do grupo será uma resposta rápida às ações de criminosos na cidade. Na mesma linha, Capitão Cavalheiro aprova o projeto, mas acredita que a base para o sucesso estará na adesão dos comerciantes.
Como participar?
A Polícia Militar atuará como administradora do grupo e os comerciantes terão de aderir à telefonia móvel para ficarem conectados. Para participar, um formulário, que será enviado para todos os proprietários de estabelecimentos comerciais na região central filiados à Acimm, terá que ser preenchido e enviado para a entidade. Ela repassará a documentação para a PM, que ficará responsável pela inclusão da pessoa no grupo do aplicativo. Só após isso é que os participantes selecionados saberão qual o telefone do administrador.
A Acimm também fará uma série de ações para que o serviço seja divulgado entre os associados e no comércio. Além da participação da PM, que irá administrar os grupos, a Guarda Municipal também terá participação para otimizar as ações.  http://opopularmm.com.br/whatsapp-sera-usado-para-seguranca-no-comercio-de-mogi-mirim-12964

Casos de dengue em Andradas colocam população em estado de alerta

ilustração
A Prefeitura Municipal de Andradas, através da Divisão de Vigilância em Saúde, alerta toda população quanto aos riscos da dengue. Já são 15 casos confirmados da doença na cidade, mais do que o ano passado inteiro. Ainda não existe um surto de dengue no município, mas é preciso prevenir para que a situação não piore. Cidades próximas já enfrentam crises com a doença.

Os agentes epidemiológicos da Prefeitura têm realizado trabalho intenso na cidade, inclusive aos finais de semana e feriados, com a finalidade de acabar com os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya. Mas, todos os esforços não são suficientes se a população não fizer sua parte. Por isso, elimine todos os recipientes que acumulam água em seu quintal.

Fique alerta também com os sintomas da dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perde de apetite, náuseas e vômito, cansaço e dor no corpo. Em caso de suspeita da doença beba muita água e procure a unidade de saúde mais próxima, imediatamente. Não use medicamento sem orientação médica.  http://andradas.portaldacidade.com/noticia/id/2337/casos-de-dengue-em-andradas-colocam-populacao-em-estado-de-alerta/