Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Marcelo Tas é uma das novidades da 18ª Semana da Educação em São João


A 18ª Semana da Educação, que será realizada no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, de 4 a 7 de agosto, às 20h, terá como principal atração, o apresentador Marcelo Tas, da Band, que abordará, no encerramento do evento, o tema “Que língua fala a molecada digital?”. Com a coordenação do departamento de Educação da Prefeitura, os outros destaques são os palestrantes Eduardo Shinyaschiki, Ana Beatriz Barbosa Silva e Gustavo Cerbasi.  
Destinada a docentes e profissionais da rede municipal de ensino, a Semana da Educação tem a finalidade de motivação para o trabalho no dia-a-dia, com destaque para a importância da escola e da sociedade na formação das crianças.  A abertura será na segunda-feira, dia 4, com a palestra "Estratégias vencedoras: atitudes e ações que transformam desafios em conquistas", com Eduardo Shinyaschiki. Na terça-feira, dia 5, o destaque é para o tema “Mentes Inquietas - TDAH - Desatenção, Hiperatividade e Impulsidade”, com Ana Beatriz Barbosa Silva. Na quarta-feira, dia 6, o tema abordado é “Pais inteligentes enriquecem seus filhos”, com Gustavo Cerbasi.  Na quinta-feira, dia 7, Marcelo Tas apresentará o tema “Que língua fala a molecada digital?”, no encerramento do evento. 

Para esta edição, são esperados cerca de 500 docentes, além de coordenadores, vice-diretores, diretores, supervisores e assistentes. Todos os profissionais têm direito ao certificado de participação, que deve ser solicitado após o evento. Os convites para as palestras serão distribuídos preferencialmente aos profissionais da rede municipal. Aos demais interessados, é necessário que entrem em contato com o departamento de Educação, localizado à rua João Pessoa, 64, no bairro Perpétuo Socorro. O atendimento ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h. No entanto, o número de convites é limitado. 

Palestrantes
Eduardo Shinyashiki
É palestrante, consultor, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança na Administração e Educação. Colabora periodicamente com artigos e entrevistas para os mais importantes veículos de comunicação do país. É colunista da Revista Psique e autor dos livros “Viva como Você Quer Viver” e “A Vida é um Milagre” - também disponíveis no formato áudio livro.

Ana Beatriz Barbosa Silva
É Médica graduada pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Membro da Academia de Ciências de New York, Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio de Déficit de Atenção (SP).  Entre 2008 e 2009, fez consultoria a novelista Gloria Perez, na novela Caminho das Índias, para a construção da personagem Yvone, uma psicopata, vivida pela atriz Letícia Sabatella. Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é escritora com vários livros publicados, atende pacientes em consultório, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação sobre variados temas do comportamento humano.

Gustavo Cerbasi
Gustavo Cerbasi é Mestre em Administração/Finanças pela FEA/USP, formado em Administração Pública pela Fundação úlio Vargas (FGV), com especialização em Finanças pela Stern School of Business - New York University e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Em 2009, foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes, segundo a revista Época. Em 2012, foi eleito Educador Financeiro do Ano pela Arata Academy.É autor de diversos livros, entre eles: Dinheiro - Os Segredos de Quem Tem (Ed. Gente), Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Ed. Gente), Investimentos Inteligentes (Ed. Sextante) e Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos (Ed. Sextante). Foi colunista das revistas Nova e Você S/A e do jornal Folha de S. Paulo. Atualmente é colunista da Revista Época, além de colaborar para diversos outros veículos de mídia impressa, televisiva e internet.

Marcelo Tas
É jornalista, autor e diretor de TV. Atualmente, Marcelo Tas é o âncora do CQC - Custe o Que Custar, transmitido ao vivo em rede nacional pela Band. A ênfase do trabalho dele está na criação de novas linguagens nas várias mídias em que atua. Entre suas obras destacam-se os vídeos do repórter ficcional Ernesto Varela; sua participação como ator e autor das séries “Rá-Tim-Bum” (TV Cultura) e na criação do “Programa Legal” e “Telecurso” (TV Globo). Recentemente, Tas realizou o “Beco das Palavras”, um game interativo que ocupa uma das salas mais concorridas do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo. Desde 2003, mantém um dos blogs mais premiados do país: o “Blog do Tas” (iBest 2004 e 2005; melhor blog em língua portuguesa em 2007, segundo o The Bobs - prêmio internacional da Deutche Welle, Alemanha; melhor blog jornalístico Prêmio Comunique-se 2007, 2008, 2009, 2010).

Prefeitura está auxiliando proprietários rurais a realizarem Cadastro

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, convida a todos os proprietários ou possuidores de imóveis rurais no território do Município de Espírito Santo do Pinhal, com área igual ou menor a 04 (quatro) módulos fiscais, ou seja, igual ou menor a 88 hectares, para realizarem, gratuitamente, o seu cadastramento no Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo – SICAR-SP.

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Os cadastros serão realizados no Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, situado à Av. Nove de Julho, s/nº – Casa da Agricultura – Centro. Haverá um técnico para orientar a execução de todo o cadastramento no SICAR-SP. Maiores informações pelo telefone (19) 3661-4528 ou pelo e-mail meioambiente@pinhal.sp.gov.br.


Prefeitura ajudará produtores rurais a elaborarem projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural
A Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA vai elaborar projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural voltado aos produtores rurais do município. Esse projeto atenderá aos produtores familiares, será gratuito e tem como objetivo dinamizar a produção e a rentabilidade das famílias rurais, a partir do acesso sistemático às informações tecnológicas e políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento sustentável.

Maiores informações no Departamento de Agricultura que está situado na Av. Nove de Julho, s/nº – Centro (na Casa da Agricultura). Também podem ser obtidas informações pelo telefone 3661-4528.

IFSP abre as inscrições para curso técnico gratuito em São João

Interessados devem preencher formulário pela internet até quarta-feira (6).


Provas, no dia 10, serão compostas por 20 questões de múltipla escolha.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de São João da Boa Vista (SP) abre as inscrições para cursos gratuitos de técnico em administração e técnico em informática. Os interessados devem preencher o formulário pela internet até a próxima quarta-feira (6). São 35 vagas na modalidade a distância e três para aulas presenciais no curso de técnico em administração. Já para o curso de Técnico em Informática são 35 vagas oferecidas somente para aulas a distância.
Para o curso presencial é necessário que o candidato tenha, no mínimo, a primeira série do ensino médio. Quanto ao curso a distância, os interessados devem ser maiores de 18 anos, com o ensino médio completo. As provas serão no domingo (10), às 13h, compostas por 20 questões de múltipla escolha de português e matemática. As perguntas abrangem conteúdos relativos ao ensino fundamental. Os resultados da seleção serão divulgados no dia 12. A matrícula dos classificados ocorrerá no dia 13 de agosto. Mais  informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3634-1100 e 3634-1106.

Corpo de jovem é encontrado em açude da zona rural de Andradas

Afogamento foi no sábado (2); buscas seguiram até este domingo (3).


Rapaz teria tentado atravessar açude, mas sentiu dores no peito.


O corpo de um jovem foi encontrado na manhã deste domingo (3) em um açude no bairro Varginha, zona rural de Andradas (MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas (MG), que atendeu a ocorrência, William Carlos da Silva, de 18 anos, se afogou na tarde deste sábado (2) quando tentava atravessar o açude com dois amigos. O corpo foi levado para o IML de Poços de Caldas. Segundo os Bombeiros, o jovem tentava atravessar o açude quando reclamou de dores no peito e afundou. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h e realizou buscas até às 20h de sábado.
Neste domingo, as buscas foram retomadas por volta das 7h. Depois de 2h de procura, os bombeiros encontraram o corpo do adolescente a cerca de cinco metros de profundidade. Os bombeiros calculam que o açude tenha em torno de 500 metros quadrados, com profundidade variável de três a cinco metros.  fonte: G1 Sul de Minas

sábado, 2 de agosto de 2014

Sem acordo por salário, servidores ‘enterram’ prefeito

Trabalhadores percorreram a avenida Dona Gertrudes com um caixão simbólico

A greve dos servidores públicos municipais chegou nesta sexta-feira (1º) ao seu quinto dia. Como ainda não houve acordo quanto ao reajuste salarial, os trabalhadores realizaram nesta manhã o enterro simbólico do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho. O Sindicato pede 10% de aumento aos servidores, enquanto a prefeitura fez proposta de 6,5%, não aceita pela entidade. A administração municipal aponta que o reajuste, na verdade, representa 7,5%, pois é concedido sobre dezembro de 2013, com a antecipação de 2% em janeiro de 2014.

Houve negociações apenas na segunda-feira (28), primeiro dia de paralisação. Como não houve acordo, a greve prossegue até, pelo menos, esta sexta. Vanderlei voltou à chefia do Executivo nesta quinta (31), um dia antes do previsto (o prefeito estava de férias).

O ENTERRO
Como até o momento não houve acordo e nem conversas entre Sindicato e prefeito, por volta das 11h30, os servidores partiram da prefeitura com um caixão e percorreram a avenida Dona Gertrudes. Os trabalhadores fizeram a volta em frente ao Palmeiras Futebol Clube e retornaram à sede do Executivo.  fonte: Franco Junior/ http://omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2014/08/sem-acordo-por-salario-servidores-enterram-prefeito.html

Caminhão desgovernado colidiu com prédio do Samu

O motorista de um caminhão carregado com sucata perdeu o controle do veículo na Avenida Monsenhor José Balbino Fucciolli e colidiu com o prédio do Samu, e destruiu a parede do vestiário feminino. Com o impacto, pedaços de concreto atingiram camas e armários que estavam no local. Segundo o motorista, o caminhão estava calçado com um pedaço de madeira mas acabou se soltando e desceu uma rampa, no local onde estava sendo carregado. Ainda segundo o motorista, ao tentar controlar o veículo o volante se soltou e ficou impossível controlar o caminhão.

Policiais militares e uma investigadora da Polícia Civil estiveram no local. O motorista passou pelo teste do bafômetro, mas nada foi apontado. A polícia vai investigar se o acidente foi causado mesmo por falha mecânica, principal hipótese levantada até o momento. Dois diretores municipais compareceram ao local para verificar o ocorrido e constataram que ninguém havia se ferido. A Prefeitura deverá reconstruir a parede danificada para que as atividades do Samu não sejam prejudicadas por conta do acidente.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Bebê de três meses é arremessado pelo pai em Poços de Caldas

Agressão teria acontecido depois de uma discussão com a mãe da criança.


Com ferimentos na cabeça, menina está no Hospital Margarita Morales.


Um homem de 49 anos é suspeito de ter arremessado ao chão a filha de três meses de idade nesta quinta-feira (31) em Poços de Caldas. O homem foi detido no início da tarde. O bebê teve ferimentos na cabeça e ficou em observação no Hospital Margarita Morales, no bairro Conjunto Habitacional. O hospital informou que a criança passa bem e deve ser liberada ainda nesta quinta-feira.
Segundo Flaviana Adelaide Moraes, mãe da criança, a agressão aconteceu quando ela saía da casa de um amigo, no bairro Jardim Kennedy. A mãe do bebê disse que ela e o ex-marido, do qual está separada há quatro meses, começaram a discutir.  Em meio à briga, o ex-marido arremessou a filha. O Conselho Tutelar da cidade disse que vai acompanhar o caso.  fonte: G1 Sul de Minas  http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/07/bebe-de-tres-meses-e-arremessado-pelo-pai-em-pocos-de-caldas-mg.html