Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estado de SP planeja terceirização de serviço de atendimento 190 da PM

Anúncio foi feito pelo secretário de segurança durante visita a Campinas.


Ex-capitão do Bope afirma que mudança não melhorou trabalho no Rio.



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante visita em Campinas, SP (Foto: Reprodução / EPTV)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,  em
visita a  Campinas  (Foto: Reprodução / EPTV)
O governo de São Paulo planeja terceirizar o atendimento de emergência da Polícia Militar (PM), conhecido como 190, no estado. O anúncio foi feito em Campinas (SP) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, na segunda-feira (2), quando acompanhava o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para assinatura do contrato de locação do imóvel onde será instalada a 2ª Delegacia Seccional da cidade. O responsável pelo Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI 2), Carlos de Carvalho Júnior, alega que a mudança deve reforçar o efetivo da PM no patrulhamento nas ruas.

"Essa ideia do governo é para que os atendentes telefônicos façam o primeiro contato e encaminhem para o policial", explica Júnior. Em nota, a Polícia Militar afirmou que o projeto piloto para contratar o serviço de call center está na fase de elaboração do edital para licitação. Sem prazo definido, a assessoria da corporação adiantou que as primeiras cidades contempladas serão a capital paulista, São José dos Campos (SP) e Osasco (SP).

O governador Geraldo Alckmin também anunciou que Campinas terá, em 45 dias, um novo prédio para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Ele não apresentou detalhes sobre a construção."Ressalta-se que o objetivo de tal contratação é o melhor atendimento ao cidadão e, no início, os atendentes terão acompanhamento dos policiais militares que trabalham no atendimento das chamadas de emergência, até que se tenha certeza do mesmo nível de excelência de atendimento", informa o texto.

'Não melhorou o atendimento'
Para o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope), Rodrigo Pimentel, a alteração no serviço pode gerar benefícios para a população, desde que o governo paulista amplie o número de policiais que façam patrulhamento nas ruas. Além disso, o especialista em segurança defende que os novos funcionários devem receber treinamento e supervisão especializados.

rodrigo pimentel (Foto: Reprodução/Tv Globo)O ex-capitão do Bope no Rio de Janeiro,
Rodrigo Pimentel (Foto: Reprodução/TV Globo)
"Aqui no Rio, a terceirização não melhorou o atendimento. Eu fui vítima quando presenciei um roubo e a funcionária pediu informações que não eram necessárias para uma situação de extrema emergência. Foi burocrático, era questão de vida ou morte", explicou o comentarista de segurança da TV Globo. Para ele, é necessário equilibrar o quadro de funcionários da equipe. "Em situações de medo, pânico e urgência, a experiência policial conta muito a favor. O atendente receberá uma pressão diária, então ele precisa de capacitação e apoio", completa.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro informou que o serviço foi parcialmente terceirizado entre 1995 e 1996, e os atendentes recebem três semanas de treinamento, o que melhorou a qualidade. Além disso, a assessoria da pasta explicou como é a dinâmica do trabalho. "O operador recebe a chamada, gera ocorrência via sistema, que por sua vez é encaminhada diretamente para o batalhão da área, responsável por enviar as viaturas ao local da ocorrência. Em caso de dúvidas, pedem auxílio à supervisão civil ou até mesmo a militar", diz o texto.

Ausência de estudos
O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança da Universidade de Brasília (UnB), Arthur Trindade Maranhão Costa, destacou que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública criou um comitê, há 15 dias, para discutir a relação entre agentes privados e públicos no atendimento feito pelo telefone 190. "A questão corporativa é central nessa discussão. Via de regra, quando alguém diz que os policiais são os mais adequados, eu tenho dúvidas. Mas também tenho quando falam em contratar uma firma que não tem nada a ver. Não há nenhuma avaliação no Brasil feita por universidades, ONGs ou estados sobre a adequação desse serviço, incluindo a qualidade e custo. Fica muito difícil saber se melhora ou piora", explica Costa. (portal G1/Campinas Fernando Pacifico e Marcello Carvalho)

São João receberá escola móvel de aviônicos do SENAI

Em viagem a São Carlos, na última sexta-feira, 30, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho participou da inauguração da primeira escola móvel de aviônicos do Brasil, desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e que, em breve, chegará a São João da Boa Vista, conforme afirmou um dos coordenadores do projeto. Realizado no museu da TAM, o evento registrou ainda a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf.  A finalidade da escola móvel é atender a demanda por mão de obra especializada em aeroclubes, aeródromos e empresas de todo o estado. Como São João está se tornando um polo aeronáutico e encaixa-se no perfil exigido pelo SENAI-SP, o diretor técnico, Ricardo Figueiredo Terra, afirma que o município poderá ser contemplado com a unidade de capacitação profissional. “Não só é possível como será um fato. Ela (carreta)  estará se deslocando pelo estado e, como São João é um polo importante de construção aeronáutica, certamente ela permanecerá um bom tempo estacionada lá”, garante.

Na ocasião, Vanderlei conversou com empresários da área e os convidou para visitas ao Distrito Industrial e ao aeroporto de São João. “Estivemos com o pessoal do SENAI e alguns empresários de aviação para reivindicar que a escola móvel de aviônicos vá para São João”, destaca. O proprietário de uma das empresas aeronáuticas instaladas em São João, Caio Jordão, ressalta a importância da parceria com a administração municipal.  “A empresa se torna mais competitiva. Sem o apoio da Prefeitura, nem o SENAI, nem a própria empresa, teriam competência para chegar aonde chegamos. Eu preciso de pelo menos 200 profissionais com esse tipo de capacitação”, diz o empresário sobre a contratação de novos trabalhadores. 

Com capacidade para 16 alunos, a unidade oferece cursos para os segmentos de fabricação e manutenção de aeronaves, englobando toda a eletrônica embarcada nos aparelhos, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo. O prefeito visitou as instalações da carreta e ficou entusiasmado com a possível chegada dos cursos. “Temos duas empresas de aviação, mas não temos escolas voltadas para essa área. É uma maneira de formar estudantes para as empresas que temos em São João. E aproveitamos a viagem para fazer contato com outras empresas da área de aviação”, diz o prefeito. (Saojoao.sp.gov.br)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Secretário fez palestra sobre segurança pública

Murilo Cavalcanti diz que investimentos em Educação e cidadania influenciam no fim da violência

Pinhalenses lotaram o Theatro Avenida em
noite de palestra sobre segurança pública
Na noite de quinta-feira, 29 de agosto, dezenas de pessoas estiveram no Theatro Avenida para prestigiar a palestra do secretário de Segurança Urbana de Recife (PE), Murilo Cavalcanti, autor do livro “As lições de Bogotá e Medellín” – que versa sobre políticas públicas pela melhoria da segurança nas cidades colombianas. O prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) deu as boas vindas ao secretário, aproveitando para agradecer ao empresário Décio Rupolo, responsável pela visita de Murilo Cavalcanti a Pinhal.

Especialista em políticas de segurança pública, Murilo Cavalcanti destacou o trabalho realizado em Bogotá e Medellín a partir do ano 2000, para a redução dos índices de criminalidade. Ele lembrou que, até então, aquelas cidades tinham perfis de insegurança, com ocorrências de tráfico de drogas, assassinatos e sequestros. “Neste período, seis candidatos a presidente foram assassinados na Colômbia e não era seguro sair do hotel”, disse, explicando a seguir que as prefeituras das duas cidades investiram maciçamente em ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores e, consequentemente, evitar a criminalidade.

O prefeito Zeca Bene em momento de agradecimento ao empresário
Décio Rupolo, que possibilitou a vinda do secretário Cavalcanti 
Conforme relatou, obras viárias - para privilegiar o transporte coletivo -, construção de escolas, bibliotecas, espaços de esportes e lazer, ocupação de áreas públicas foram algumas das medidas implementadas na Colômbia visando o fim da violência. Para o especialista, em cidades como Pinhal ainda é possível evitar a proliferação da violência, bastando a adoção de medidas que incentivem as boas práticas de cidadania. De acordo com Cavalcanti, as ações podem ser iniciadas com medidas simples, como, por exemplo, a melhoria das calçadas e passeios públicos. “As calçadas são o primeiro degrau de investimento em cidadania. Se as pessoas não cuidam das calçadas, se estacionam sobre elas, não se permitem outras ações de cidadania”, considerou. Ao final da palestra, Cavalcanti falou também do trabalho que realiza em Pernambuco, observando que os investimentos em Educação, Esporte, Lazer, aliados à melhoria da qualidade de vida, exercem bons resultados na redução da criminalidade.

Visita
Murilo Cavalcanti recebeu um quadro com a imagem da Igreja São Pantaleão,
 lembrança o gabinete do prefeito e se encontrou com diretores municipais
No meio da tarde de quinta-feira, antes da palestra, Murilo Cavalcanti visitou as instalações do gabinete do prefeito, José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) que, na ocasião, encontrava-se em São Paulo. Cavalcanti foi recebido pelos diretores Fernando Alvin (Administração), Antonio Chirelli (Chefe de Gabinete), Rosa Cavagnolli (Cultura) e Dirce Cléa Malheiros (Educação). Durante a visita, o secretário recifense recebeu um quadro pintado a grafite, com a imagem das escadarias e da Igreja de São Pantaleão. O trabalho foi confeccionado pelo estudante Danilo Henrique Pascuini, e entregue pela sua mãe, funcionária da Prefeitura, Geralda Pascuini. 

Homem cai após parapente dobrar durante voo em Águas da Prata

Vítima de 48 anos foi socorrida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.

Ele teve traumatismos e está na UTI em São João da Boa Vista 


Helicóptero Água da PM de Piracicaba realizou operação de salvamento (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Helicóptero Água da PM de Piracicaba realizou operação de salvamento (Foto: Polícia Militar/Divulgação)


Um homem de 48 anos sofreu um acidente de parapente em Águas da Prata (SP), neste domingo (1º), logo após saltar para um voo no Pico do Gavião. Segundo o tenente Fabrício Padovani Rasera, que comandou o resgate do helicóptero Águia da Polícia Militar, a vítima teve vários traumatismos e foi encaminhada para a Santa Casa de São João da Boa Vista (SP). O hospital informou que o paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em observação. De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros da cidade Diogenes Apuena Moreira, o homem estava consciente. “Aparentemente foi diagnosticada uma lesão interna, ou seja, uma possível hemorragia no pulmão esquerdo. Mas ele estava bem e conversando”, relatou. O sargento não soube precisar a região em que a vítima mora. O acidente aconteceu por volta das 9h30. 
Participantes de parapente acompanham resgate da vítima (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Participantes de parapente acompanham resgate da vítima (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Dois helicópteros da PM, um de Campinas e outro de Piracicaba, participaram da operação de salvamento, que foi concluída por volta das 13h30. O homem foi encontrado há aproximandamente 200 metros abaixo da rampa em que saltou. O tenente Rasera relatou que o resgate foi complexo devido às condições climáticas e à dificuldade para se chegar ao local onde a vítima e estava. “Ele só caiu porque pegou uma corrente de vento, que dobrou o parapente. Esse período frio à noite e calor de dia provoca uma variação térmica muito grande com rajadas de ventos, mesmo com o céu aparentemente favorável”, explicou. (Fabio Rodrigues/G1 São Carlos e Araraquara)
.

Emip abre matrículas para cursos de qualificação


O Departamento de Desenvolvimento e Tecnologia anuncia que, entre os dias 4 e 10 de setembro, estará realizando as inscrições para os cursos técnicos de capacitação a serem oferecidos gratuitamente por meio de parceria entre a Prefeitura e o Senai, na Escola Municipal de Iniciação Profissional “Benedito Renato Françoso” - (Emip “Dito Françoso”). Os interessados devem comparecer à Emip “Dito Françoso” (localizada à Praça Irmão Estevão, s/nº - Jardim das Rosas), nos dias 4, 5, 6, 9 e 10 de setembro, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16 horas. No ato da matrícula devem ser apresentados o RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar. Caso seja menor de idade, também é necessária a presença de um responsável, com CPF. Inicialmente as matrículas são para o módulo de Qualificação Comportamental. A seguir estão previstos os cursos de Inspeção de Qualidade, Costura, Elétrica e Metal Mecânica – de usinagem convencional. Em outra etapa, deverá ser oferecido também um curso de soldagem. Conforme explica o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia, Francisco Sieni, o módulo comportamental é requisito obrigatório para quem quiser fazer os demais cursos oferecidos pela Emip. Outras informações pelo telefone 3651-8030.  Os Trabalhos para adequação e reforma do prédio que receberá os cursos estão na fase final.  (Gilmar Ishikawa)

Estimativa do IBGE registra 87.912 habitantes em São João

Quantidade de veículos registrados na cidade dá a entender que número de habitantes é maior; em média, São João teria um veículo para 1,38 moradores


Vista aérea de São João da Boa Vista, que registra 87.912 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Foto: Reprodução)



























Uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada esta semana, apontou que São João da Boa Vista (SP) passou de 84.584 para 87.912. Mesmo com o aumento em pouco mais de três mil habitantes na cidade, apontado no cálculo do IBGE, a quantidade de moradores de São João de acordo com a quantidade de veículos registrados no município parece ser maior. Um dos fatores que registram tal ideia é o número de veículos existentes no município. Em 2012, o Setor de Trânsito de São João (Setran) e o Ciretran (administrado pelo Estado), informaram que a cidade tem 61.193 automóveis cadastrados, entre motos, carros, caminhões e outros utilitários.

Em análise comparada ao número de habitantes de antes da estimativa do Instituto, o número de veículos sanjoanenses aponta que 72,34% da população local teria condução própria. Na média, São João teria um veículo para 1,38 habitantes.No entanto, outro órgão responsável por gerenciar a quantidade de veículos registra uma frota menor para São João. Estes números são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que também avaliou a estatística de cada uma das cidades brasileiras.

A diferença entre o calculo do Setran e do Ciretran para o Denatran é considerável, sendo que o Departamento Nacional registra 56.059 veículos em São João; balanço este que diminui em 5,9 pontos percentuais a média de posse de veículo na cidade. Diversos órgãos de Segurança Pública de São João alegam que a cidade tem aproximadamente 100 mil e o registro menor no IBGE faz com que os investimentos na área sejam baixos e consequentemente o efetivo seja menor.

POPULAÇÃO NA REGIÃO
Ao total, segundo o IBGE, a região de São Carlos (SP), composta por 42 municípios, ganhou 73 mil novos habitantes em um ano, chega ao total de 1,9 milhão de moradores. São Carlos é a maior cidade da região com 236.437 habitantes. As outras cinco maiores cidades da região também registraram crescimento populacional, segundo o IBGE. Em Araraquara, o número de habitantes aumentou 4,4%, de 212.617 para 222.036. Em Rio Claro, os moradores cresceram de 188.977 para 196.821, um crescimento de 4,1%. Em Araras, o aumento foi de 4,4%, passando dos 121.055 habitantes para 126.381. Em Leme o número de habitantes subiu de 93.417 para 97.505 e em São João da Boa Vista, de 84.584 para 87.912. (O Município)

POUPATEMPO de MOGI GUAÇU DEVE SER INAUGURADO EM DEZEMBRO


O prefeito Walter e o secretário Davi Zaia analisaram em conjunto
 a minuta do convênio e o Poupatempo já é fato (Foto: divulgação)
O prefeito Walter Caveanha (PTB) deve mesmo inaugurar a unidade do Poupatempo de Mogi Guaçu no próximo mês de dezembro, embora a previsões eram de que o órgão fosse entregue à população em 2014. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderá participar da cerimônia de inauguração, como ele faz nas principais cidades do Estado. Segundo apurou o Jornal do Guaçu junto a uma  fonte da Administração Municipal, o convênio com o Governo de SP já teria sido assinado e será ratificado com a presença do secretário Davi Zaia, da Gestão Pública Estadual, e do próprio Alckmin aqui no Guaçu – no cerimonial nos galpões que estão sendo adequados pelo empresário João Antonolli para receber o Poupatempo.
O empresário cedeu o espaço por 20 anos para a Prefeitura e ainda ‘por cima’ realiza as adequações necessárias. A Prefeitura também colabora com contrapartidas importantes.A unidade do Poupatempo é considerada uma das prioridades da atual gestão municipal, que prevê outras obras em conjunto com o Governo de SP no próximo ano.“Há muitas novidades vindo por aí e o Poupatempo já é fato, sendo conquistado por causa dos esforços do prefeito na capital”, garantiu a fonte da reportagem. Segundo a mesma fonte; passado o tempo de dificuldades financeira oriundas em parte do passado, o objetivo é entrar em um ciclo virtuoso de inaugurações e obras da administração local. “Está a convicção”. Vale lembrar que, recentemente, o secretário Davi Zaia recebeu em seu gabinete, em São Paulo, o próprio Caveanha e os dois analisaram a minuta do convênio entre o Guaçu do governo estadual para o Poupatempo. (Jornal do Guaçu)