Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nova lei obriga instalação de banheiros adaptados em eventos públicos



projeto-lei-banheiroA Câmara Municipal de Mogi-Guaçu aprovou na última semana, projeto de lei que obriga a disponibilização de banheiros adaptados em eventos socioculturais na cidade. A propositura, apresentada pelo vereador Jéferson Luís (PT), entrou em vigência no último dia 27. De acordo com o texto da nova lei, outorgada sob o número 4824/13, somente será concedido alvará de localização e funcionamento a eventos públicos que destinarem, no mínimo, 5% dos toaletes a portadores de necessidades especiais. O descumprimento desta norma prevê multa de 10 mil UFIM’s (Unidades Fiscais do Município) ou R$ 24.900 à empresa responsável pelo evento. Em caso de reincidência, a pena é de 30 mil UFIM’s (R$ 74.700) e cassação de alvará de funcionamento. (Portal Mogi Guaçu)

domingo, 2 de junho de 2013

Feira de Eventos será realizada em São João neste mês

Jacutinga-MG inicia sua 36ª. Festmalhas.


Para a 36ª Fest Malhas, além de Karina Bacchi, haverá a presença de Amanda Françozo e Luigi Baricelli.


Representando 30% da produção nacional de malha retilínea (tricô industrializado), Jacutinga-MG, polo têxtil de 23 mil habitantes, localizado no Sul de Minas, irá realizar pelo 36º. ano consecutivo seu maior evento, a FestMalhas. Consolidada como a maior Feira de Malhas do Brasil, com mais de 100 expositores de fábrica, a Feira acontece a partir dessa quinta-feira (de 30) e vai até o dia 16 de junho, apresentando as principais tendências do segmento. Com mais de mil e trezentas fábricas em funcionamento e cerca de setecentos e cinquenta lojas que atendem atacado e varejo, Jacutinga-MG atualmente é considerada referência nacional e até internacional no setor. A evolução na fabricação, aliada às principais tendências mundiais do setor modista, conferem ao município um diferencial de comercialização tão acentuado que hoje a Cidade busca vender moda, ou valor agregado, baseando na originalidade de seus produtos. Com 30 milhões de peças produzidas, em média, anualmente, Jacutinga-MG pretende além de polo têxtil tornar-se um polo produtor de moda.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga-MG (Acija), Dennys Bandeira, a Cidade atualmente investe na chamada “informação de moda” e já é um dos maiores exportadores de vestuário do estado de Minas Gerais, com aproximadamente 28% do total exportado. A estratégia de competição dos empresários está focada, de forma intensa, no conceito de agregar cada vez mais qualidade e design ao produto. Outra razão para a visibilidade da Cidade, além dos investimentos em maquinário e mão de obra especializada, está na utilização de matéria-prima de alta qualidade que confere ao tricô jacutinguense um diferencial bastante competitivo. Nos últimos anos, o foco dos malharistas está em incorporar o que eles chamam de DNA ao tricô jacutinguense. “Com a invasão dos produtos asiáticos, estamos criando uma personalidade para as nossas malhas com o objetivo de serem reconhecidas e cobiçadas no mundo inteiro”, comenta Dennys Bandeira.

O presidente da Acija diz que a FestMalhas se tornou uma grande vitrine de moda e que durante os dias do evento, o consumidor final e o atacadista podem ter uma visão do que a Cidade é capaz de produzir unindo criatividade, qualidade e tecnologia. Dennys explica que o segredo de Jacutinga-MG está na versatilidade da produção que nesse inverno terá como cores predominantes os tons de bege até o marrom. O vermelho também será forte, assim como o marinho, off-white e o preto. Permanecem os tons do verão: pink, neon,verde limão, amarelo limão e azul royal. Segundo os consultores de moda e estilistas de Jacutinga-MG, em 2013 a tendência do inverno será para o fio de lurex: colorido, dourado, rosê e cobre. Muito brocado, jacquard tubular e poá. Nessa coleção, as golas dão lugar aos decotes carecas e os vestidos dão espaço para os casacos estruturados. O couro aparece com bastante franja e os abotoamentos com estilo militar e botões metalizados. Já os cardigans estão com as costas abertas e, ainda continuam as rendas e laços, as transparências, pontos vazados e bichos. As blusas são amplas e coloridas e os max pulls apresentam tachas e correntes, além de tranças. Com entrada franca, a 36ª. FestMalhas está sendo realizada pela Acija, Prefeitura Municipal de Jacutinga-MG e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), e deve receber cerca de 150 mil visitantes de todas as partes do Brasil, atraídos pela qualidade e preço dos produtos até 50% mais baratos do que nos grandes centros. Segundo a organização do evento, a expectativa é superar os negócios da edição passada, que gerou mais de R$ 12 milhões em toda Cidade.

A 36ª. FestMalhas acontece no Pavilhão Central, à Rua Professor Felipe Augusto Wolf, s/n, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 e aos sábados, domingos e no feriado, das 8h00 às 20h00. Os desfiles acontecem no Espaço Fashion e são realizados nos finais de semana e feriado. Ao todo, mais de cem estandes de fábrica compõem a Feira que oferece ambiente climatizado, Praça de Alimentação, Espaço Kids, Espaço Minas, Cinema 6D e jacabool (bola inflável onde as pessoas entram e ficam dentro da água). Para essa edição, a Feira conta com a presença vip de Luigi Baricelli, no dia 1º. de junho, Karina Bacchi, no dia 8 de junho e de Amanda Françozo, no dia 15 de junho. 

sábado, 1 de junho de 2013

3ª Conferência Municipal da Cidade acontece no sábado


População é convidada a participar do evento que acontecerá no próximo sábado

Com a autorização da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitanos/Coordenação da 5ª Conferência Estadual das Cidades, será realizada no dia 8 de junho de 2013, nas dependências da Câmara Municipal, a 3ª Conferência Municipal de Espírito Santo do Pinhal.
O evento é uma oportunidade que se abre às cidades para a discussão, entre o poder público e a comunidade local, das questões relacionadas ao desenvolvimento urbano. Os resultados da Conferência Municipal, que inclui a eleição de delegados municipais, serão, numa segunda etapa, levados pelos delegados eleitos à fase estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional.

DSC_6576.JPGNa etapa estadual serão debatidos todos os resultados das conferências municipais e eleitos os delegados para a Conferência Nacional, nesta fase, então, com proposta do Estado de São Paulo com vista ao desenvolvimento urbano. Cabe lembrar que nos municípios o número de delegados é definido com base no número de habitantes e, assim, é importante, nesse processo, que o município esteja representado por pessoas vinculadas a entidades voltadas ao desenvolvimento urbano. Essas entidades, que atuam próximas ao poder público, são associações de bairro, sindicatos, sindicatos patronais, ONGs, e instituições de pesquisas, entre outras e deverão participar na Conferência Municipal sempre com a reta intenção de que sejam discutidas as competências, os princípios que devem ser compartilhados entre os municípios, o governo estadual e o governo federal para, desta forma, estabelecer o papel de cada um junto ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Os objetivos da 3ª Conferência Municipal de Espírito Santo do Pinhal, previstos no Regimento da 3ª Conferência Municipal da Cidade, são: 1 - Propor a interlocução entre os Munícipes que representam os diversos segmentos: gestores públicos dos 3 (três) entes federados e a sociedade civil organizada sobre assuntos relacionados à Política Municipal, Estadual e Nacional de Desenvolvimento Urbano; 2 - Sensibilizar e mobilizar a sociedade local para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no seu Município e contribuir com ações comuns com as cidades irmãs no Estado de São Paulo e no Brasil e, 3 - Propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de gênero, idade, raça, etnia e pessoas com deficiência, com participação direta em entidades e segmentos dos poderes públicos em conjunto com os poderes da sociedade civil, organizados para a formulação de proposições e realização de avaliações permanentes na execução da Política Municipal, Estadual e Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.

A Coordenação Geral da 3ª Conferência Municipal de Cidades está assim constituída: Coordenador – Ricardo Anacleto Marchi Pereira, Diretor de Planejamento Urbano;  Membros da Comissão Preparatória da 3ª Conferência Municipal da Cidade de Espírito Santo do Pinhal: Rosa Aparecida Alves Cava gnolli, Poder Executivo Municipal; Nelma Vilela Godinho Arpaia, Poder Executivo Municipal; Vereador José Gilberto Viola, Poder Legislativo; Rionaldo dos Santos Correia, Associação dos Moradores do Conj. Habitacional Dr. Virgílio Alves de Carvalho Pinto; José Carlos Martins, Associação dos Moradores do Bairro Vila Maringá; Maria de Fátima Zucherato, Associação dos Moradores do Jardim Pedro Corsi; Milton Alaor Baraldi, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; José Geraldo Molinari Peres, Associação dos Engenheiros de E. S. do Pinhal; André Renato de Souza Moreira, Associação Comercial e Empresarial de Espírito Santo do Pinhal e José Edmundo dos Reis, ONG Eco-Mantiqueira.

Confira a programação do Theatro Avenida para o mês de junho

Prefeitura de Mogi Guaçu cria factóide para desviar a atenção do abandono da Guarda Civil Municipal


Nota de imprensa emitida na quarta feira teria intenção de desviar o foco da falta de carros na corporação

Claudemir Adorno (foto a direita onde entregava o prêmio de Guarda Civil do Mês) , ex-comandante da Guarda Civil Municipal,  usou o facebook para rebater a divulgação de factóides sobre 35 coletes que estariam com o prazo de validade vencido e que os coletes estavam guardados no almoxarifado e prontos a serem devolvido ao Exército. Adorno informa que “quando saí do comando, todos estavam com os seus coletes devidamente validados, alguns com vencimentos em 2013 e os que estavam vencidos estavam no almoxarifado, mas sem uso”, afirmou. A notícia veio a tona devido a nota enviada à imprensa, relatando a suposta irregularidade dos fato. Veja na íntegra a nota:



''Guarda Civil Municipal tinha coletes à prova de bala vencidos desde 2011

Dos 154 coletes à prova de bala da Guarda Civil Municipal de Mogi Guaçu, 35 estavam com prazo de validade vencido em 2011 e 2012 sem terem sido baixados da lista.

O alvará da Polícia Civil que autoriza o uso do equipamento pela GCM também havia expirado em 31 de dezembro do ano passado sem pedido de renovação.

A irregularidade foi constatada este mês pela secretária de Segurança, Judite de Oliveira, quando do levantamento da quantidade de coletes que precisam ser substituídos porque estão com prazo de validade expirando, 53 no total, excluídos aqueles 35.

Ex-delegada da Polícia Civil, Judite de Oliveira juntou toda a documentação necessária e conseguiu a renovação do alvará há pouco mais de uma semana. O documento é necessário para que o Exército autorize a compra, cuja licitação já está sendo preparada.

Para que o Exército dê a permissão, é necessário que a Guarda Municipal apresente laudo de que os coletes vencidos foram destruídos. O processo todo passa por Brasília. O valor ainda será cotado para a licitação.

A Secretaria de Segurança tem se empenhado em proporcionar condições de trabalho adequadas para os guardas civis municipais de Mogi Guaçu.

Por exemplo, nesta quarta-feira, dia 29, foram comprados 10 pares de coturno e dois pares de botas para os agentes que trabalham com motos.
''


O factóide dos coletes vencidos vem em uma hora, a qual a Guarda Civil Municipal esta passando por uma fase complicada, onde o descrédito da corporação está em evidência, principalmente na opinião pública. Sem carros para realizar a ronda cotidiana, a população viu a Guarda Civil Municipal sumir das ruas, reavivando a sensação de falta de segurança. Os carros, hora alugados pela antiga administração, no total de 11 foram devolvidos para a concessionária Germânica. O motivo alegado foi que havia irregularidades nos contratos, até agora nada comprovados e em segundo lugar, o alto valor dos carros. No entanto, cogitou se um pregão, para alugar novos carros e motos, o que gerou críticas pesadas de alguns vereadores oposicionistas, devido a intenção da prefeitura em alugar carros 1.0 (mil) e motos 125 cilindradas, o que seria uma ''piada'', colocar estes veículos de baixa potência para defender a cidade. Sobre os valores, no antigo contrato, cada carro tinha um custo de R$ 1.600.00, além de ser 1.6 a potência do motor. Vamos aguardar para saber em que condições serão alugados os novos carros.

A Guarda Civil Municipal foi criada na primeira administração do atual prefeito Walter Caveanha (PTB). O próprio Walter voltou a ser prefeito em outras duas oportunidades, ficando no poder cerca de 14 anos na administração pública de Mogi Guaçu. Walter alega que ele, além de criar a corporação, foi o prefeito que mais investiu nela, mas vale lembrar alguns fatos interessantes sobre esta história.

* Conquista da Guarda Civil Municipal nos últimos 4 anos, onde o ex Secretário de Segurança Pública, Marcos Luis Tuckmantel estava a frente da entidade:

- Porte de arma consquistado; não havia e nunca houve para os guardas.
- Aquisição de armas modernas, antigamente, era ''pica-fumo'', revólveres 38, velhos e que falhavam.
- Patrulha Rural, aquisição de 2 caminhonetes Toyota zero KM, nunca houve.
- Convênio Infoseg (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública).
- 3 bases de seguranças (Ypês, Martinho Prado, Zona Sul).
- Canil da Guarda
- Parceiro do Comércio, ganhou duas motos da Associação Comercial (ACIMG)
- Valorização dos guardas ( GCM do Mês), ( Programa de Promoção de Classe).
- A Guarda na Escola, com o Programa ''Amigo da Guarda''.
- Decibelímetro ( Inibiu o uso de som alto em praças públicas a e aplicou milhares de multas).
- Aquisição de uma frota nova, contrato com a Germânica.
- Contratação de 30 novos GCM´s.

Para fazer alguma coisa em prol da Guarda Civil Municipal, o povo quer ver muito mais conquistas para esta classe, que com um salário pífio, esta a disposição da cidade, 24 horas por dia. Por enquanto, a única conquista para a Guarda de nossa cidade neste anos de 2013, é a nomeação da Delegada de Polícia, Judite de Oliveira para a Secretaria de Segurança Pública. (portal Mogi Guaçu Acontece)

Trabalhador rural mata amásia adolescente em Mogi Guaçu


Menor de 14 anos levou tiro nas costas e foi esfaqueada. Acusado alega que vítima o traía.


assassinato-Adriano-Santos-SilvaO trabalhador rural Adriano Santos da Silva, 25, morador em Martinho Prado, zona Rural de Mogi Guaçu foi preso pela Guarda Civil Municipal, no final da madrugada de hoje (31), depois de matar a adolescente G.B.S.,14, com quem vivia há três meses. O assassinato aconteceu por volta das 5h00. Segundo informações aferidas no local, Adriano alvejou a menor com um tiro nas costas enquanto ela dormia. Ainda com vida, a vítima recebeu, ao menos, mais 11 facadas no tórax, principalmente no pescoço. Após ouvir o barulho de tiro, moradores vizinhos ao local do crime, na Rua Zumira Freitas Costa, telefonaram para a base da GCM e comunicaram o fato. Designados para atender à ocorrência, os guardas Gaspar, Gabriel e Soares chegaram à residência de Adriano e encontraram a jovem, que agonizava. Eles acionaram o resgate e a adolescente foi socorrida até a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois de chegar ao hospital.
assassinato-Adriano-Santos-Silva-1Confirmado o óbito, os GCMs passaram a procurar pelo suspeito, que acabou localizado em um canavial na rodovia Almino Afonso. Detido, foi levado para a delegacia Seccional, onde confessou o crime. O lavrador afirmou ter utilizado uma espingarda cartucheira para balear a amásia, no entanto, não revelou o lugar em que escondeu a arma. Em depoimento, o autor alegou que desconfiava que a adolescente o estivesse traindo e, por isso, decidiu matá-la. Demonstrando pouco arrependimento, o acusado disse que a menor estava mentindo para ele e “comendo seu dinheiro”, referindo-se ao fato de sustentá-la. Ele disse ainda que conheceu a vítima na cidade de Poço das Trincheiras, no Estado de Alagoas, sua terra natal, em fevereiro passado, e, lá, envolveu-se com a menor enquanto visitava parentes. Na ocasião, a adolescente relatou uma série de problemas com um ex-amásio, com quem tinha uma filha de um ano, e pediu a Adriano que a trouxesse para São Paulo.
Já em Martinho Prado, o autor do crime contou que a jovem tinha um comportamento estranho, que gerava a desconfiança de sua família. Segundo ele, a garota passava muito tempo ao celular e se recusava a dizer com quem estava falando. “Ela bateu o telefone na minha cabeça quando perguntei com quem conversava”, relatou o autor confirmando que o casal brigava muito. “Ela teve o que mereceu”, disparou o assassino sem nenhum tipo de remorso. A delegada Raquel Cazali prendeu Adriano em flagrante e instaurou inquérito para apurar o envolvimento da família no caso, já que ele pode ter sido influenciado pelos parentes ou ter obtido ajuda dos irmãos no crime. (portal Mogi Guaçu)