Incêndio destruiu Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG).(Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz) |
A prefeitura de Poços de Caldas (MG) e a Associação Cultural e Recreativa Nikkey decidiram pedir o tombamento municipal do Recanto Japonês, um dos principais pontos turísticos da cidade, como patrimônio histórico. A medida foi definida em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (29).
Segundo infomações do secretário de Turismo Rômulo Vilela Filho, o levantamento dos dados para o processo deve ser iniciado antes mesmo da reconstrução da Casa de Chá, que foi destruída em um incêndio na madrugada deste domingo (28) e ainda não tem previsão para o início das obras. Após a conclusão, os documentos serão enviados para a Secretaria de Planejamento, que deve dar seguimento ao processo.
"A nossa equipe de patrimônio histórico irá realizar um dossiê das coisas que restaram, para registro. Para que nesta terça-feira (30) seja iniciada a limpeza do local, junto com membros da associação", afirmou o secretário.
Reconstrução da Casa de Chá
O secretário informou ainda que o processo de reconstrução pode ser um pouco demorado."Não vai ser pura e simplesmente cortar a madeira e montar. Nós vamos ter que seguir todos os passos que a própria fundação Nikkey, através da embaixada do Japão, vai nos passar", disse Filho.
Segundo um dos membros da Associação Nikkey da cidade, Silvio Kimura, todos os esforços para a rescontrução e tombamento serão levados em conta. O local do incêndio foi isolado, mas o ponto turístico continua aberto para visitação, diariamente das 8h às 18h.
Entenda o caso
Incêndio destrói Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG). (Foto: Thiago Augusto Masaki Luiz) |
O incêndio que destruiu a Casa de Chá, um dos principais atrativos do Recanto Japonês, que fica no bairro Jardim dos Estados, aconteceu na madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando a equipe chegou ao local não havia o que ser feito, o fogo já tinha destruído todo o espaço.
A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. A hipótese de curto-circuito foi descartada, já que não há fornecimento de energia no local. A Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estiveram no local. Um inquérito, com prazo de 30 dias para ser concluído, foi instaurado pela polícia para saber as causas do incêndio.
O patrulhamento do local é feito pela Guarda Municipal, conforme informou a prefeitura, mas ele não acontece à noite. O Recanto Japonês é fechado, mas é possível ter acesso ao local através de trilhas. Este foi o segundo incêndio a prédios públicos em Poços de Caldas em apenas um mês. A Secretaria de Defesa Social informou que irá reforçar a segurança durante a noite para tentar coibir outros crimes. fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/08/recanto-japones-deve-ser-tombado-como-patrimonio-historico-em-pocos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário