Até o momento, Pinhal não registra nenhum caso confirmado de gripe H1N1, apenas 4 casos suspeitos. Já casos confirmados de denguie somam 37 e aguardam resultado 17 pessoas. Os dados são da Vigilância Epidemiológica.
A gripe H1N1 é transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. Não há registro de transmissão do novo subtipo da Influenza A/H1N1 por meio da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.
Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos. De 3 a 7 dias é o tempo para aparecerem os sintomas depois da infecção.
Uma pessoa diagnosticada com gripe H1N1 deve permanecer em casa, afastada do trabalho ou da escola, e evitar locais com acúmulo de pessoas. Repouso e manter boa hidratação são duas dicas importantes para garantir a recuperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário