Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

Senado aprova projeto que libera uso e fabricação da 'pílula do câncer'


Projeto agora vai para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Fosfoetalonamina (Foto: Reprodução/ EPTV)

O Senado aprovou nesta terça-feira (22), em votação simbólica, o projeto de lei que que permite a fabricação, distribuição e o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”. Como não houve alterações ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto segue agora para a sanção presidencial.

Desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) para o tratamento de tumor maligno, a substância é apontada como possível cura para diferentes tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos e não tem eficácia comprovada, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seus efeitos nos pacientes ainda são desconhecidos.

Pelo projeto aprovado, pacientes com tumor maligno poderão usar a “pílula do câncer”, desde que exista laudo médico que comprove a doença. O paciente ou seu representante legal terá ainda que assinar um termo de consentimento ou responsabilidade. A proposta vai além e também permite a fabricação da fosfoetanolamina sintética mesmo sem registro sanitário. Para saber mais, continue lendo matéria completa na fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/03/senado-aprova-projeto-que-libera-uso-e-fabricacao-da-pilula-do-cancer.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário