Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

São João está entre as cidades com maior número de suicídios

ilustração
O número de suicídios em São João da Boa Vista ao longo dos últimos anos assusta e impressiona até especialistas no assunto. Muitas são as versões para possíveis causas, mas concretamente não existe uma explicação para essa incidência tão alta.

Esta triste realidade colocou São João entre os 30 primeiros municípios do País (ocupa a 23º posição) que mais registraram casos de suicídios de jovens e adolescentes na última década, segundo o Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil, divulgado em julho de 2012, pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CELAB) em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade de São João por esse motivo é de 4,6% a cada 100 mil habitantes, quando a média nacional é de 1,1%. Se compararmos com os municípios do estado de São Paulo, São João está na terceira posição, atrás apenas de Catanduva e Carapicuíba.

A pesquisa iniciou em 2000 e terminou em 2010. O estudo foi feito a partir de cidades com número de crianças, jovens e adolescentes superior a 20 mil. Em 2010, São João contava com 21.975 pessoas nessa faixa de vida. A pesquisa revela ainda que, sobre suicídio, a cidade dos crepúsculos maravilhosos está na frente de municípios como Aracaju (SE), com taxa de 4,5% a cada 100 mil habitantes, Maceió (AL) com taxa de 2,2% e Garanhuns (PE), com taxa de 4,3%.

As cidades mais próximas de São João e que aparecem entre os 100 municípios com maior índice de suicídio nessa faixa etária são Limeira (47ª posição), com taxa de 3,8% a cada 100 mil, Araras (72ª posição) com taxa de 3% e Poços de Caldas (95ª posição) com 2,4%.

E é exatamente visando diminuir os casos de suicídios na cidade que um grupo de voluntários iniciou um movimento. Há dois meses, sensibilizados com estes acontecimentos em São João, algumas pessoas decidiram criar o movimento “Anjos da Vida”. A ideia é realizar um trabalho de atendimento telefônico para pessoas que estão desesperadas e pensado em tirar a própria vida.

Mas, como os voluntários sanjoanenses ainda não estão treinados e capacitados para iniciar o atendimento local, eles foram buscar ajuda da “Sociedade Amigos da Vida”, da cidade de Campinas, a qual desde 1986 presta um serviço voluntário de atendimento telefônico com o mesmo intuito.

Portanto, a entidade campineira já está dando auxílio aos sanjoanenses e está apta a receber ligações de pessoas do município, até que a formação e treinamento do corpo voluntário local sejam concretizados. Para atendimento aos necessitados o telefone dos “Amigos da Vida” é (19) 3231-4111 (Campinas).

CONSELHO
O Movimento “Anjos da Vida” em São João já possui um conselho de voluntários formado por Jovert Nunes Freire, Beth Almeida, Cristina Cornélio, Maria de Melo, Karina Strobel, Patrícia Consentino Silva e Sabrina Haidamus.  Quem quiser ser voluntário do Movimento “Anjos da Vida” em São João pode entrar em contato através do email anjosdavidasjbv@gmail.com.

NÚMEROS
O Departamento Municipal de Saúde faz um acompanhamento dos casos de suicídios em São João e os números dos últimos anos demonstram a realidade da cidade. Em 2010 três pessoas se suicidaram em São João da Boa Vista, sendo que em 2011 esse número subiu para 5. Em 2012 foram sete casos de suicídio na cidade.

E em 2013 o número teve um aumento ainda maior, registrando 10 casos. Já em 2014 os casos voltam para 7 e em 2015, até o mês de setembro, foram 5 suicídios.  fonte http://diariodesaojoao.com.br/index.php/mais-noticias/item/1624-mulher-morre-em-acidente-de-moto-no-der

Nenhum comentário:

Postar um comentário