Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Empresas e instituições sanjoanenses são novamente alvos de hackers

Invasão: hackers se infiltraram no da prefeitura sanjoanense e deixram mensagem. (Foto: EPTV)
Durante o mês de outubro São João da Boa Vista voltou ser alvo desses grupos. No último dia 12, durante o feriado de Nossa Senhora da Aparecida, quem tentou acessar o site da Prefeitura foi surpreendido pelo grupo “Brazilian Cyber Army”. Ao entrar na página de noticias, aparecia um link.  Clicando nele, a pessoa era direcionada a uma mensagem deixada pelos hackers.

No texto, datado no dia 10, eles pediam apoio à população na luta contra a corrupção e que, se for preciso parar a rede, eles iriam parar. Essa foi a terceira vez no ano que o site da instituição foi invadido. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura,nenhuma das vezes a invasão foi feita pelo mesmo grupo.

Conforme a Assessoria, durante o feriado o site ficou fora do ar durante o dia, mas a noite a equipe de tecnologia já havia o recolocado no ar. Ainda de acordo com a assessoria, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura vem trabalhando para melhorar a segurança do site, para que assim, possa evitar novas invasões.

SÃO JOÃO
No final do mês de agosto, a Embala, empresa especializada em artigos para festas, teve seu sistema invadido por hackers. Informações importantes dos últimos cinco anos como cadastros de clientes e fornecedores, dados de estoque e informações financeiras foram perdidos.
Conforme o responsável pelo sistema operacional da empresa, Wellington Sabino de Andrade, após a invasão os autores do crime deixaram uma mensagem em inglês. Nela, os hackers pediam 3 mil dólares para que devolvessem toda a base de dados.
Mas, na ocasião, a empresa preferiu não fazer o pagamento e teve que começar do zero.

PREFEITURAS
Além de São João, outras prefeituras também já foram vítimas de invasões neste ano. No mês passado, os sites Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saema), que pertencem a Prefeitura de Araras (SP), foram hackeados.

Já no mês de agosto, em Guaranésia (MG), a paralisação provocou transtornos no departamento de licitação. Representantes de empresas estiveram na prefeitura para participar de um processo licitatório, mas com o sistema bloqueado, o procedimento teve de ser remarcado.

A Polícia Civil já registrou diversas ações de hackers em todo o país.  fonte http://www.omunicipio.jor.br/Geral/2015/11/empresas-e-instituicoes-sanjoanenses-sao-novamente-alvos-de-hackers.html Por Wesley Colpani

Nenhum comentário:

Postar um comentário