Até a noite desta quinta-feira (26), duas escolas estaduais de Itapira permaneciam ocupadas por estudantes contrários à reorganização escolar, medida implantada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e que prevê o fechamento de 93 escolas e transferência de 311 mil alunos em todo o Estado de São Paulo.
A Escola Estadual ‘Prefeito Antônio Caio’, no São Vicente, foi ocupada na manhã de quarta-feira (25). Na manhã desta quinta, foi a vez da Escola Estadual ‘Professor Pedro Ferreira Cintra’, na Vila Ilze. Os protestos não têm prazo para terminar e, segundo informações de dentro dos movimentos, as ocupações deverão durar pelo menos até a próxima semana, inclusive com os alunos dormindo nas escolas.
Nas duas unidades, a manifestação ocorre de maneira organizada e pacífica. Os alunos criaram comissões responsáveis pela limpeza, segurança, alimentação e comunicação com a imprensa, por exemplo. Na Antônio Caio, uma carta com os motivos da ocupação e garantia de que a escola não será depredada foi protocolada na Promotoria de Justiça, com uma cópia sendo afixada no portão da escola.
Em solidariedade aos estudantes, muitas pessoas estão enviando doações – especialmente alimentos. Uma série de atividades culturais e educacionais foi organizada, envolvendo palestras, aulas públicas e apresentações musicais e artísticas. As ocupações ocorrem em centenas de escolas do Estado pelo mesmo motivo: a resistência às mudanças anunciadas pela Secretaria Estadual de Educação. As duas escolas ocupadas em Itapira são as únicas entre as 13 cidades coordenadas pela Diretoria Regional de Ensino, baseada em Mogi Mirim. fonte http://www.itapiranews.com.br/duas-escolas-seguem-ocupadas-por-estudantes-em-itapira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário