A Rua XV de Novembro está na lista dos locais onde mais ocorre
desrespeito ao trânsito no município foto/reprodução: Google
|
A prefeitura aplicou 7.378 multas de trânsito no primeiro trimestre deste ano, o que gerou uma arrecadação de R$577.745,97. No último trimestre de 2014 foram aplicadas 7.606 multas, na comparação com os números deste primeiro trimestre a redução foi de 228 multas. Segundo o secretário titular da SOV (Secretaria de Obras e Viação) Salvador Franceli, foram 3.800 multas por excesso de velocidade, 838 por estacionamento em local proibido (sendo 578 na Zona Azul e 260 em local proibido), 600 por não indicação do condutor, 357 por dirigir utilizando celular, 259 por dirigir sem cinto de segurança, 243 por avançar sinal vermelho (sendo 203 em semáforo eletrônico e 40 em semáforo) e 201 multas por conversão à esquerda em local proibido.
Foram aplicadas 3.800 multas por radar eletrônico e 1.613 pelos seis agentes municipais de trânsito, conhecidos popularmente por amarelinhos. Avenida Nove de Abril, ruas XV de Novembro, Paula Bueno e Avenidas Bandeirantes e Júlio Xavier da Silva estão entre os locais onde mais ocorre desrespeito às leis de trânsito.
O excesso de veículos no município- que hoje é de 110 mil – e a dificuldade de circular na área central são apontados por especialistas como a causa do aumento no número de multas. O secretário discorda desse ponto de vista: “Não concordo com os especialistas. O aumento das multas é um problema cultural e de desconhecimento do Código de Trânsito Brasileiro”. Com relação ao desrespeito dos motoristas às vagas destinadas a idosos e deficientes, Salvador Franceli atribui o comportamento ao desconhecimento do condutor com as leis de trânsito.
Uma forma de desafogar o trânsito é o investimento na melhoria do transporte coletivo e em ciclovias, mas para o secretário essa não seria uma solução para melhorar o fluxo do trânsito nas áreas centrais. “Não acredito na solução destes problemas somente melhorando o transporte coletivo e criando ciclovias. Acredito sim, em dotarmos o nosso sistema viário de condições físicas para atender a quantidade excessiva de veículos em trânsito”, disse Franceli.
No ano passado a Prefeitura aplicou 28.676 mil multas de trânsito em Mogi Guaçu o que resultou em R$2.224.127,55. A maior parte do dinheiro arrecadado com multas é investida no próprio trânsito, explicou o secretário, em sinalização horizontal (pintura de solo), sinalização horizontal (placas), faixas contínuas, seccionais, tachões, tachinhas, faixas de borda, em operações de trânsito, compra de cones e cavaletes para interdição de ruas, entre outros.
Franceli disse que 5% da verba é destinada ao Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito) – de âmbito nacional que é gerido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e em torno de 2% vai para o Febom (Fundo Especial dos Bombeiros) de Mogi Guaçu. (Matéria reporduzida do Jornal Tribuna do Guaçu, escrito por Luciane Bueno). fonte http://www.mogiguacuacontece.com.br/2015/prefeitura-arrecada-quase-600-mil-em-multyas-de-transito.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário