Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Infestação de aranhas amedronta moradores de São João

Homem já foi picado e cão morreu por conta do veneno de uma armadeira.


Resultado de imagem para aranha armadeira atacando
Aranhas armadeiras têm veneno poderoso que pode levar a morte (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Aranhas armadeiras têm veneno poderoso que
pode levar à morte (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Moradores da Vila Conceição, em São João da Boa Vista (SP), convivem com a invasão de aranhas dentro de casa. Segundo eles, o problema tem origem no acúmulo de lixo em terrenos abandonados e já provocou a morte de um bicho de estimação. “O cachorro ficou muito mal, agonizando, sofrendo, sofreu muito”, contou o funcionário público estadual Sérgio Israel Servulo, que já cobrou medidas da administração municipal. “Liguei na ouvidoria da Prefeitura, aguardei uma solução aqui em casa. Não veio uma pessoa aqui falar verificar o que está acontecendo”, desabafou.
O cachorro foi picado por uma armadeira, cujo veneno é perigoso também para humanos. “O efeito do veneno age no sistema nervoso da pessoa. Para crianças com até 7 anos, ele é muito perigoso porque pode chegar a matar”, disse o veterinário Ricardo Santos Filho.
Em outra rua do bairro, um homem foi picado. “Ele estava deitado na cama, sentiu a picada, mas não chegou a ver o que era. Ficou uma mancha na perna. No outro dia, isso começou a piorar e no terceiro dia estava cheio de bolhas roxas. Corremos para o hospital, aí a médica disse que era uma picada de aranha e a gente só foi achar a aranha no quarto dia”, relatou a empresária Cristiane Aparecida Rossetti.
“A armadeira costuma atacar, pular, surpreendendo sua presa. Então, nunca se deve matar com o chinelo. Pegue uma vassoura ou um rodo, algo que dê uma distância de segurança para poder matar o animal”, informou o veterinário. 
Terreno sujo onde deveria ser uma praça (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Terreno sujo em São João da Boa Vista (SP)
deveria ser uma praça (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Prefeitura
O Departamento de Meio Ambiente de São João da Boa Vista disse que faz a limpeza do mato e do lixo regularmente. Sobre a Praça do Recanto do Jaguari, a assessoria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento informou que aguarda a liberação de uma verba da Secretaria Estadual de Habitação para finalizar a obra. Esta, por sua vez, afirmou que, após a publicação no Diário Oficial, que deve acontecer nos próximos dias, vai começar a liberar os recursos. fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/06/infestacao-de-aranhas-preocupa-moradores-de-sao-joao-da-boa-vista.html

Um comentário:

  1. De acordo com o inciso 10 do art. 3º da Portaria MS/GM nº 1.172, de 15 de junho de 2004,
    referente à organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e às atribuições relacionadas à
    vigilância em saúde, compete ao município o registro, a captura, a apreensão e a eliminação de
    animais que representem risco à saúde do homem, cabendo ao estado a supervisão, acompanhamento
    e orientação dessas ações.

    ResponderExcluir