Páginas

sábado, 6 de junho de 2015

Gafanhotos invadem Instituto Federal de São João

Infestação tem gerado preocupação, incômodo e cancelamento de atividade.


Resultado de imagem para gafanhoto
ilustração
O Instituto Federal de São João da Boa Vista (SP) foi invadido por gafanhotos nos últimos dias e a visita tem gerado preocupação, incômodo e até mesmo cancelamento de atividades. “É muito complicado porque eles atrapalham na hora da aula. Você está escrevendo e eles vêm e sentam em você ou no seu caderno e quem tem medo começa a fugir, a gritar na sala, desconcentra um pouco”, disse a estudante Kerem da Silva Lopes.
Nem o laboratório de informática escapou. “Não teve aula porque teve uma infestação muito grande na sala. Eles estavam indo de um lado para o outro e não paravam”, contou o aluno Gabriel Andrade Costa.
É nesta época de outono que os gafanhotos se reproduzem e o biólogo Lincon Amaral acredita que em até uma semana os insetos vão embora, mas devem deixar rastros. “Da mesma forma que eles invadiram vai haver uma mortandade em massa, só que eles vão deixar os ovos, e aí no ano que vem a gente tem que ver o que vai ocorrer em função disso”.
Animais invadiram as instalações do Instituto Federal (Foto: Reprodução/EPTV)
Animais invadiram as instalações do Instituto
Federal em São João (Foto: Reprodução/EPTV)
Ele explicou a diferença entre os dois tipos de animais encontrados na instituição de ensino e também o motivo da infestação. “O inseto marrom está praticamente em um período que antecede a morte, então ele perde a pigmentação. Os verdes, você tem macho e fêmea verdes, estão em franca copulação e processo de reprodução”, afirmou.
“Acho que o que está ocorrendo é o seguinte: esses animais são retirados do ambiente natural e começam a migrar. Todo ‘boom’ que você tem em uma população igual ocorreu é falta de alimento, então eles estão em busca de alimento”, concluiu Amaral.  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/06/gafanhotos-tomam-conta-de-instituto-federal-de-sao-joao-da-boa-vista-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário