Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

São João já registra mais de 40 casos de dengue este ano

Ao contrário do que muitos pensam, a Dengue é uma preocupação presente entre as autoridades de saúde de São João da Boa Vista, já que o município, assim como outros da região, não está livre do mosquito transmissor da doença. Mesmo com as campanhas realizadas no ano passado, quando o município viveu momentos de epidemia, os casos já somam mais de 45, sendo a maioria autóctone, ou seja, adquiridos aqui mesmo.

Segundo o último levantamento passado pela Prefeitura, até sexta-feira (30), eram 43 casos, sendo 17 importados e 26 contraídos aqui em São João. Várias ações foram iniciadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para que a população possa colaborar no combate aos criadouros do mosquito Aeds Aegpty, responsável pela transmissão da doença.

Uma campanha chamada “10 minutos Contra a Dengue” pretende incentivar a população a reservar esse pouco tempo do dia para verificar terrenos, fundos de quintais e a própria casa. Essa atitude deve ser estendida também para o local de trabalho das pessoas.De acordo com o coordenador do CCZ, Roberto Hoffman, esse tempo é muito pouco, mas bastante para que não surjam novos criadouros.
 
10 minutos
Hoffman sugere que nas escolas e nas empresas sejam criados grupos de agentes voluntários. A ideia é fazer com que todos se responsabilizem para eliminar tudo o que possa ser criadouro do mosquito.O coordenador do CCZ afirma que dentro das salas, no pátio e até na área administrativa podem ter objetos que acumulem água.
 
Gravidade
Evitar que a quantidade de casos aumente é um desafio, mas ao mesmo tempo, segundo Hoffman, é uma necessidade, pois estatisticamente está comprovado que a chance de mortes se concentra onde a doença está mais espalhada. Outro problema é segurar que a epidemia surja. O vírus da Dengue normalmente se espalha de forma muito rápido.
 
Pior
A preocupação é de que este ano São João sofra ainda mais com a doença, que em 2014 já tirou o sossego das autoridades. Conforme levantamento do CCZ, no ano passado até esta data não tinha sido registrado nenhum caso, em compensação até agora já são mais de 40 casos, com possiblidade desse número aumentar ainda mais esta semana. “Seja a gente considerar que o pico da doença é em abril, podemos considerar que chegaremos lá com muitos casos. Que Deus nos ajude a não ter nenhum caso grave e que as pessoas possam fazer a parte delas”, advertiu o coordenador do CCZ.  http://www.omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2015/02/sao-joao-ja-registra-mais-de-40-casos-de-dengue-este-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário