De janeiro até 17 de dezembro de 2014, 801 metalúrgicos perderam o emprego em Pinhal, Santo Antônio do Jardim e Aguaí, que são a base do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinhal e Região, informa o presidente da categoria, Milton Alaor Baraldi. Só na Delphi, considerada a maior empregadora da região no setor metalúrgico, foram 495 demissões ou pedidos de demissão.
Baraldi é otimista em relação a 2015, acreditando numa melhora para o setor. Ele contou ainda que duas empresas metalúrgicas mostraram interesse em se instalar em Pinhal, podendo gerar, se der tudo certo, centenas de empregos. Por enquanto, ele não pode revelar o nome das empresas.
O piso salarial da categoria varia entre R$ 1,1 mil e R$ 1,4 mil, dependendo do número de funcionários. A indústria do estado de São Paulo fechou 36,5 mil postos de trabalho em novembro, na leitura com ajuste sazonal, e deve chegar ao final de 2014 com cerca de 130 mil empregos a menos. No acumulado até o mês passado, 88 mil vagas foram fechadas. Os dados são da Pesquisa de Nível de Emprego da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Pela primeira vez, segundo a entidade, todos os 22 setores industriais sondados registraram demissões líquidas no estado. O de produtos alimentícios foi o que mais demitiu em novembro: 17.579 funcionários. O ramo de máquinas e equipamentos fechou 3 mil vagas, seguido pelo setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com 2.973. http://www.jlnoticias.com.br/noticia.php?cod=0000000378#.VJKx3NLF8TU
Nenhum comentário:
Postar um comentário