Aulas fortalecem projetos após instalação de duas empresas aeronáuticas.
Unesp e Unifae oferecerão cursos de engenharia aeronáutica e aviação civil.
São João quer se tornar polo aeronáutico com empresas e cursos (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV |
Hélio Gardini, dono da outra empresa de aviação da cidade, afirma que as companhias estão empenhadas em fazer da área do aeroporto um polo aeronáutico de grande porte. Com a criação dos cursos a cidade deve se aproximar ainda mais desse objetivo.São João da Boa Vista (SP) receberá em 2015 dois cursos universitários na área da aviação: engenharia aeronáutica, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), e aviação civil, no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae). As aulas vão de encontro com a proposta da cidade em se transformar em um polo da indústria da aviação depois da instalação de duas empresas fabricantes de aviões experimentais.
Em 2012, o município recebeu duas empresas que fabricam aviões. Juntas, elas somam em torno de 300 empregos para São João da Boa Vista. Em uma delas, são realizados projetos nacionais e produzidas em média três aeronaves por mês. O dono da companhia, Gilberto Trivelato, fala sobre a produção do primeiro avião com asas dobráveis do mercado brasileiro feito na cidade. “O projetista já tinha tido a ideia, mas ela só foi efetivada quando um milionário russo nos solicitou que fosse feita uma aeronave que coubesse em seu iate”, explicou.
A perspectiva é de que seja gerada mão de obra qualificada e local, o que agrada os empresários. “É fundamental para nós formar e contratar mão de obra local, porque senão há um desgaste muito grande com o traslado de pessoas”, ressaltou Trivelato.
De acordo com Amélia Queiroz, diretora de Planejamento e Desenvolvimento da cidade, a perspectiva é de que as universidades sustentem o desenvolvimento do aeroporto. De acordo com ela, os cursos devem ter início no mês de agosto de 2015. fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/10/sao-joao-busca-ser-polo-aeronautico-com-cursos-universitarios-e-empresas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário