Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde assina o termo de compromisso |
O município de Poços de Caldas e o governo federal assinaram, nesta quarta-feira (15), termo de compromisso para implantação do curso de Medicina na cidade. A solenidade de assinatura foi realizada no Espaço Cultural da Urca e contou com a participação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, do vice Nizar El-Khatib, vereadores, secretários municipais, representantes do setor de saúde no município e de instituições de ensino superior.
A partir da assinatura do termo, o município se compromete a manter a estrutura necessária na rede pública de saúde e fazer as adequações recomendadas para habilitação da faculdade. A próxima etapa para a implantação do curso de Medicina é o lançamento do edital para apresentação das propostas das instituições privadas de educação superior interessadas, que deve ser publicado em breve.
Poços de Caldas foi escolhida para sediar o curso de Medicina depois de criterioso processo de seleção dos Ministérios da Educação e Saúde, composto por três etapas de avaliação, sendo seleção inicial prévia, apresentação de dados e documentação e visitas técnicas. Dos 39 municípios brasileiros que receberão o curso, quatro são de Minas Gerais: Passos, Sete Lagoas e Contagem, além de Poços de Caldas.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, destacou que a abertura de novas vagas no curso de Medicina e de residência médica é uma das ações que integram o programa Mais Médicos. Ele destacou que o governo federal alterou a estratégia de abertura de novos cursos e passou a selecionar os municípios e as instituições que poderão ofertar o curso.
A próxima etapa é a escolha da instituição de ensino superior que sediará a faculdade de Medicina no município. Santos informou que, entre os critérios que serão utilizados, estão a proposta pedagógica, o projeto que oferecerá melhores investimentos na infraestrutura de saúde do município, o nível de adesão aos programas educacionais como ProUni e Fies, o número de bolsas de estudos e o valor da mensalidade. A expectativa é que o primeiro vestibular para o curso de Medicina em Poços de Caldas seja realizado já em 2015. fonte: http://pocosdecaldas.portaldacidade.com/noticia/id/946/pocos-de-caldas-assina-termo-de-compromisso-para-implantacao-do-curso-de-medicina/
Nenhum comentário:
Postar um comentário