Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Palestra esclarece dúvidas sobre implantação de Medicina em São João

A Palestra, realizada no auditório da Unifae, serviu para esclarecer dúvidas quanto à implantação do curso e principalmente a metodologia que deve ser aplicada. O palestrante entende muito do assunto, já que se dedica ao tema há mais de 20 anos. José Lúcio Machado é cirurgião pediátrico e se especializou na implantação de cursos de medicina pelo Brasil. dos 33, inaugurados recentemente no país, 26 foram orientados pelo médico que também é mestre e doutor em patologia, além de lecionar em duas faculdades de medicina. Dr. Lúcio é parceiro da Unifae na implantação do curso para a formação de médicos. Nesta reunião, a Reitoria do Centro Universitário convidou o professor para que ele esclarecesse dúvidas sobre a metodologia de ensino que deve ser adotada no curso da Unifae.

Estrutura positiva
O palestrante disse que nessas quatro visitas que fez à cidade, já percebeu que São João tem toda a estrutura de atendimento em saúde necessária para que o curso seja inaugurado. “A cada vinda minha aqui eu constato isso. Vocês têm aqui um Centro Universitário excelente e um sistema de saúde com hospitais e postos de atendimentos muito bons. Isso tudo capacita a cidade e a Unifae a terem o curso de medicina aqui tranquilamente”.

Plateia médica
Na plateia estavam médicos de São João e região, representantes da Santa Casa Dona Carolina Malheiros, do Hospital da Unimed, e de Hospitais da região. “A vinda de um curso de medicina é um avanço tanto para os profissionais de medicina quanto para a prestação de serviços em saúde não só para a cidade como para toda a região”, disse o médico Ciro Fraga Moreira, diretor clínico do Hospital da Unimed de São João da Boa Vista.

Ensino moderno
Para o palestrante, por causa do avanço da tecnologia, os professores devem entender que os jovens alunos de hoje não são como os alunos de 50 anos atrás, por isso é importante a atualização constante do corpo docente. Para o palestrante, o caminho é a inovação. “Hoje em dia, nem cadáveres se utilizam mais em laboratórios de medicina. Isso está ultrapassado. Utilizamos robôs. Eu trabalho há 20 anos na implantação de cursos de medicina que utilizam as chamadas, metodologias inovadoras. As metodologias tradicionais são centenárias e extremamente importantes, mas hoje nós temos métodos ativos que são muito eficientes também. Um deles é a da problematização, cujo autor mundial é o nosso brasileiro Paulo Freire. A problematização foi muito utilizada na alfabetização de adultos e adaptada com sucesso para o ensino em nível superior, inclusive na área de saúde. Esse é só um exemplo. Podemos citar muitos outros, como a aprendizagem baseada em problemas, que trabalha em grupos e tantos outros”.

Professor
Luciano Resende Ferreira, de Poços de Caldas, é clínico geral e já leciona há 10 anos na área médica. Ele foi um dos primeiros colocados no concurso para professor de medicina realizado pela Unifae. O médico também considera positiva a vinda do curso. “Tanto a Unifae quanto São João já provaram que tem condições de inaugurar o curso e isso deve ser bom para todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário