Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2013

Pinhal sedia 53º Reunião Plenária Ordinária CBH-MOGI e discute a instalação das PCHs Nova Pinhal e Eleutério no rio Mogi Guaçu

No último dia 6 de dezembro, ás 9h30, ocorreu no auditório do bloco G da UNIPINHAL a 53º Reunião Plenária Ordinária CBH-MOGI tendo como pauta deliberações sobre distribuição de recursos financeiros do FEHIDRO para o exercício de 2014, aprovação do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia - 2013 (ano base 2012), estando disponível para consulta no seguinte endereço eletrônico www.sigrh.sp.gov.br na página do CBH-MOGI. Foi apresentado também o atual estágio da “Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos de Domínio do Estado” com indicação dos próximos passos para a efetivação desta cobrança.

Outro assunto inserido em pauta por solicitação do Diretor Municipal do Departamento de Meio Ambiente, Tiago Cavalheiro Barbosa, e que é de grande interesse para o município de Espírito Santo do Pinhal, versou sobre a pretensão de instalação das Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs) Nova Pinhal e Eleutério, no rio Mogi Guaçu, na região do salto de Pinhal e do Bairro Veridiana. Na ocasião, o Diretor Tiago fez uma contextualização sobre o assunto para os presentes, relatando o estágio atual dos trâmites realizados pela empresa SOMAR - Cooperativa de Energia Elétrica e Desenvolvimento, bem como comentou sobre o expressivo movimento da população Pinhalense, liderado pelo Eng.º José Adolfo Cipoli, contra a instalação de PCHs em nosso município. Em seguida, a palavra foi aberta às partes interessadas, para que apresentassem suas visões. 

Como não havia representantes da empresa SOMAR, Tiago fez a leitura de uma carta protocolada pela Cooperativa de Energia Elétrica (SME-DNN-MA-019-13), onde esta se justifica quanto a ausência e apontado alguns esclarecimentos referentes ao processo de licenciamento ambiental necessários para a liberação do empreendimento, o qual se encontra em fase preliminar de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/RIMA).

Após, o Eng.º Cipoli realizou breve apresentação, ressaltando a importância da preservação do Rio Mogi Guaçu, principalmente no que diz respeito ao evento da Piracema, comentando também sobre o baixo potencial energético destas PCHs e o potencial para a exploração do ecoturismo na região. O Prefeito Municipal, Zeca Bene, ratificou a importância de se ter estudos amplos a esse respeito para que seja possível realizar análise técnica e também comentou sobre a intenção do município em desenvolver um polo turístico na região. (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário