Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

Exposição de esculturas religiosas retrata infância em São João

Mostra é gratuita e pode ser visitada até a sábado (7), a partir das 14h.


Proposta reuniu 120 peças de Jesus e santos no Museu de Arte Sacra.


Exposição de esculturas religiosas retrata infância em São João, SP (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)
Exposição de esculturas religiosas retrata infância em São João, SP (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)
Uma exposição de esculturas religiosas que retrata a infância em São João da Boa Vista (SP). Esta é a proposta que reuniu 120 peças no Museu de Arte Sacra. A mostra é gratuita e pode ser visitada até sábado (7), a partir das 14h. O espaço expõe várias imagens de Jesus quando criança, entre elas da sagrada família, Jesus, Maria e José, em vários tamanhos. Algumas obras são de Portugal e Alemanha. Artistas baianos também retrataram o menino Jesus de várias formas, em uma das peças, vestido com roupa de cetim. E uma peça do século XII, feita de madeira, é a mais antiga do museu.
Segundo o administrador do museu, o padre Claudemir Canela, as peças expostas retratam além do menino Jesus, São João Batista quando criança e Nossa Senhora, sempre ao lado de Santana, sua mãe. ”O primo de Jesus, São João Batista, foi esculpido por Fernando Furlanetto, famoso artista sanjoanense”, contou.
Exposição traz 120 peças de Jesus e santos quando crianças (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)
Exposição traz 120 peças de Jesus e santos quando
crianças (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)
Entre as peças da exposição, uma das mais importantes é essa do escultor mineiro, Antonio Francisco Lisboa, o aleijadinho, feita no século XVIII. Para o seminarista Denis Crivelari a peça enriquece o acervo.  “Quando nós estudamos a história, principalmente a história da arte, nós o vemos como um dos grandes expoentes nessa obra que vem inovar também a nossa história”, explicou.
A imagem do menino Jesus adormecido, feita no século XVIII, em Murcia, na Espanha, chamou atenção do gerente administrativo Ronaldo Pereira. Admirador de arte sacra, não perdeu a oportunidade de passear pela exposição. “Eu gosto de visitar exposições, acho importante até mesmo para passear com filhos. Vejo muitas coisas diferentes, artistas diferentes, a expressão que cada um dá, eu gosto de ver e poder identificar o artista”, disse.
Presépios
A família do narrador da Rede Globo Galvão Bueno doou um presépio feito em argila de 1873 para o museu. Mas, para o padre Canela, outro presépio tem público especial. “Por se movimentar ele enche os olhos das crianças e elas se divertem muito”, contou. ( portal G1)

Serviço
O quê: Exposição de esculturas religiosas
Onde: Museu de Arte Sacra de São João da Boa Vista (Rua Thereziano Valin, s/n, Centro)
Quando: até sábado (7) - 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário