Classificação é do prêmio ‘Gourmand Wine Books Awards 2013’.
Obra do jornalista Elias Batista concorrerá a final na China em 2014.
O livro ‘Vinho e Política: momentos saborosos de grandes estadistas em Andradas (MG)’, do jornalista Elias Batista, foi eleito como o melhor volume sobre vinhos no Brasil em 2013 pelo prêmio anual ‘Gourmand Wine Books Awards 2013’ da Gourmand Internacional. O resultado foi divulgado no último dia 4 de dezembro em Madrid, na Espanha. A publicação conta a história da produção de vinhos na cidade de Andradas entremeada pela passagem de personalidades da política nacional pelo município, que atualmente é referência na elaboração da bebida. A obra traz também depoimentos de moradores da cidade e a contribuição de famílias de imigrantes que criaram as adegas de Andradas e a tornaram conhecida em todo país.
Livro do jornalista Elias Batista foi eleito o melhor do Brasil na categoria (Foto: Arquivo Pessoal) |
A partir de agora o livro concorre à etapa mundial do prêmio, que reúne obras de todo o mundo no próximo mês de maio em Pequim, na China. De acordo com o jornalista, ele foi convidado para enviar o trabalho ao prêmio e em seguida avaliado por um júri internacional. Em 2014 o livro será publicado e estará disponível às vendas.
O volume traz histórias como a de Juno Rodrigues Silva, que disse que o ex-presidente Lula tinha como predileto o vinho Marcon, produzido na cidade e passagens como a de Juscelino Kubitscheck, que esteve na cidade para coroar a primeira rainha da Festa do Vinho. Figuras como Tancredo Neves, Costa e Silva e Getúlio Vargas também aparecem nos capítulos que tratam da ligação entre a política e o vinho, mostrando como a produção vinícola projetou o município. (G1/Sul de Minas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário