Fotos expostas em mural mostram velhinhos candidatos à adoção.
Projeto pretende despertar espírito natalino dos idosos em Poços de Caldas.
Solidariedade. Assim pode ser resumido o projeto “Adote um Idoso”, desenvolvido pelo 9º ano consecutivo por bancários de Poços de Caldas (MG). O trabalho é parecido com o que acontece nos Correios, onde as cartinhas de crianças carentes são apadrinhadas, só que neste caso, funcionários, clientes do banco ou qualquer outra pessoa podem adotar idosos da cidade e presenteá-los no Natal.
Campanha ‘Adote um Idoso’ deve beneficiar mais de 200 pessoas (Foto: Reprodução EPTV) |
Neste ano, 210 velhinhos de seis asilos da cidade serão apadrinhados. Em um mural afixado na agência central da Caixa Econômica Federal da cidade, fotografias foram afixadas em um mural e é por elas que eles são ‘adotados’. Para quem faz a escolha, além do presente há a doação de tempo e carinho.
Quem tem interesse em presentear os idosos pode ir à agência e pegar uma foto. Um exemplo é a dona Egydia, de 93 anos. Ela pediu um perfume, um hidratante, uma calça de moletom ou até os três presentes se a pessoa puder dar. Então, quem pode adotar é só comprar o presente, entregar na agência e marcar a fotografia com um ímã em formato de carinha, o que significa que a pessoa foi escolhida.
E em uma das instituições participantes, o Lar dos Velhinhos, há muita expectativa pela entrega dos presentes. “No dia da entrega aqui vira uma festa e nós ficamos muito felizes, porque vem bastante gente, gente da Caixa e eles ficam muito contentes com essa fresta agradável”, comentou a coordenadora da instituição, Cássia Moreira Diniz.
Já os 98 idosos que vivem na instituição capricharam na pose e no visual para a fotografia que está no mural do banco. Romeu Domingos, de 62 anos, espera ganhar um par de sapatos ou uma blusa, mas para ele, o maior presente é ser lembrado. “Isso é muito importante para gente e eu quero desejar tudo de bom para quem lembra da gente e nos dá presentes”, disse. O mesmo comenta dona Miguelina . “Eu agradeço muito, muito mesmo. Se me trouxer um sabonete já será muito bem vindo”, completou.
A iniciativa está sendo propagada e outras três cidades da região já adoraram o projeto, que neste ano acontece também em Guaxupé (MG), Pouso Alegre (MG) e Andradas (MG). (G1/Sul de Minas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário