Desenvolvido na ETEC de Mogi-Guaçu, controlador de velocidade de veículos pesados promete segurança e economia nas estradas
É da ETEC Euro Albino de Souza de Mogi-Guaçu o projeto campeão da 7ª FETEPS 2013 (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza), realizada nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Centro de Exposição Barra Funda, na capital paulista. Intitulado “Controlador de Velocidade de Veículos Pesados”, o trabalho vencedor foi desenvolvido pelo Prof. Marcio Alessandro Castiglioni e o aluno do curso técnico em Eletrotécnica Osmario Soares Lopes.
Os guaçuanos competiram na categoria ‘Tecnologia Industrial e Infraestrutura’, que reuniu outros 29 trabalhos. Segundo os idealizadores, o limitador visa a oferecer maior segurança aos usuários que trafegam nas estradas por meio de elementos que detectam a velocidade do veículo e controlam de forma eficaz a maneira de condução dos motoristas. “Além do aspecto positivo de adquirir mais segurança, também podemos ressaltar o conceito de sustentabilidade, pois o excesso de velocidade exige mais potência do motor, gerando um consumo exponencialmente maior de combustível e reduzindo a vida útil do motor e pneus”, explica Castiglioni.
Ainda de acordo com o projetista, o dispositivo também contribui para a reeducação do motorista, pois o veículo não poderá ultrapassar o limite de velocidade estipulado. “Ao ultrapassar a velocidade programada, o motorista não poderá mais acelerar, pois o veículo não responderá a esta função. Além disso, o sistema promove a frenagem automática quando necessário, segurando o veículo mesmo em descida”, completa o professor.
Realizada anualmente, a FETEPS é um espaço para a demonstração e socialização de projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências das escolas técnicas e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza (ETECs), assim como de integração das instituições de educação profissional pública com diversos estados do País e de parceiros da América Latina. Neste ano, ao todo, a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza recebeu 1.067 inscrições, sendo 800 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), 166 das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e 101 de outras instituições nacionais e internacionais, número recorde entre todas as edições.
A Feira ainda contou com a participação de instituições estrangeiras do México, Argentina, Peru e Costa Rica, além das estreantes Colômbia e Jamaica. A presença de outras escolas públicas do País também foi uma das novidades desta edição. Entre as selecionadas estiveram unidades de São Paulo (São José dos Campos) e Bahia (Camaçari e Salvador). (Tarso Zagato/Portal Mogi Guaçu)
Nenhum comentário:
Postar um comentário