Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Motoristas se arriscam em trecho de vicinal em São João da Boa Vista

Estrada esburacada, falta de sinalização e mato alto geram preocupação.


Manutenção no local é periódica, diz Departamento de Serviços e Obras.


Caminhoneiro transporta várias pessoas na carroceria em vicinal de São João, SP (Foto: Oscar Herculano Jr / EPTV)
Caminhoneiro transporta pessoas na carroceria

em vicinal (Foto:Oscar Herculano Jr/EPTV)
Motoristas se arriscam diariamente pela vicinal José Rui de Lima Azevedo, que liga São João da Boa Vista (SP) a Santo Antônio do Jardim. Os condutores que passam diariamente pela estrada reclamam dos buracos e da falta de sinalização, que já causaram acidentes. Para as pessoas que moram próximas à via, o mato alto e falta de asfalto no acostamento também geram preocupações. Segundo o Departamento de Serviços, Obras e Infraestrutura da cidade, a manutenção no local é periódica.
Com curvas perigosas, a pista é insegura e ainda assim muitos condutores trafegam despreocupados pelo local. A equipe de reportagem da EPTV registrou um motociclista que dirigia sem capacete. Outro fez uma ultrapassagem irregular. Um transportando várias pessoas na carroceria também foi flagrado na vicinal. 
Para o oficial de manutenção Raoni Capello, a atenção no local tem que ser redobrada. “A noite é mais arriscado. É uma estrada bem difícil de dirigir”, alertou. Morador próximo à vicinal há 40 anos, o comerciante André Bernardo disse que a situação está cada vez pior. “O mato está tomando conta do acostamento. É um perigo”, falou.

Sinalização é coberta pelo mato alto em vicinal de São João (Foto: Oscar Herculano Jr / EPTV)
Sinalização é coberta pelo mato alto em vicinal de

São João (Foto: Oscar Herculano Jr / EPTV)
Pavimentação

A falta de pavimentação no acostamento também dificulta ainda mais o trânsito dos pedestres pela vicinal, que dá acesso a uma escola rural.  Além disso, quase em frente ao local, a faixa que divide a pista e a pintura que sinaliza a lombada estão apagadas.

“É difícil andar aqui. Quando chove à noite, por exemplo, a gente que conhece a estrada já está acostumado, sabe onde tem buraco e onde tem curva, mas o problema maior é para quem não conhece”, disse o topógrafo Geraldo Fernandes.
Para o oleiro Alexandre Tavares, a vicinal precisa de melhorias urgentes. “Sempre passo de carro por aqui. A pista é esburacada. Precisam arrumar para ficar bom para nós”, cobrou.
Visitantes
O técnico industrial Luiz Antônio Toledo e o  filho dele viajaram 491 quilômetros, de Belo Horizonte (MG) a São João da Boa Vista, para visitar um amigo. Eles ficaram inseguros com as condições da pista. “A estrada está precária, precisa urgente de sinalização e de recapeamento. Tem várias depressões quando faz as curvas. É preciso frear sempre”, disse o guia turístico Átila Toledo.


“Se você não conhece a estrada tem que limitar a velocidade, porque não dá para saber os buracos que vem pela frente. Além disso, as curvas são muito perigosas. Falta um guard-rail de segurança”, pediu o técnico industrial Luiz Antônio Toledo.
Acidentes

Motoristas se arriscam em trecho de vicinal em São João da Boa Vista, SP (Foto: Oscar Herculano Jr / EPTV)
Motoristas se arriscam em trecho de vicinal em São João da Boa Vista, SP (Foto: Oscar Herculano Jr / EPTV)
No último sábado (5), um motociclista ficou gravemente ferido após atropelar um cavalo no local durante a madrugada. O rapaz foi encaminhado para o atendimento médico e segue internado, mas não corre risco de morte.


Segundo o operador de máquina Cláudio José Pereira, os animais sempre aparecem soltos na pista. “Muitas casas que ficam na beira da pista acabam deixando os cachorros soltos. Além disso, aparece cavalo e gado também. Nem sempre é possível desviar e nisso acontece os acidentes. Já aconteceu comigo. O pior é que ninguém toma providências”, reclamou.

Obras
O Departamento de Serviços, Obras e Infraestrutura de São João da Boa Vista informou que recentemente fez melhorias no acostamento e em trechos de asfalto danificados nos 15 quilômetros pertencentes ao município. Sobre os serviços de sinalização de solo e a pintura da lombada perto da escola, o departamento disse que serão feitos nesta semana.    fonte: G1/Campinas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário