Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Unidade móvel realiza mamografia gratuita em Vargem Grande do Sul

Objetivo é suprir demanda acumulada de pedidos enviados pela rede pública.


Foram agendados 160 exames e a expectativa é continuar até o final do ano.


Só neste mês de março foram agendados 160 exames (Foto: Reprodução EPTV)
Só neste mês de março foram agendados 160
exames (Foto: Reprodução EPTV)
A Prefeitura de Vargem Grande do Sul (SP) contratou por um ano um serviço móvel de mamografia. O objetivo é atualizar a agenda de exames das mulheres da cidade e suprir a demanda acumulada de pedidos encaminhados pela rede pública. Só em março, já foram agendados 160 exames e a expectativa é que a cidade continue fazendo cerca de 40 exames por mês, até o final do ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), através da mamografia é possível detectar pelo menos 95% dos casos da doença, além de reduzir em até 35% a ocorrência de mortes em mulheres de 39 a 69 anos.
A diretora do Departamento de Saúde, Silvia Helena Salvador, relatou a importância da unidade móvel na cidade, que fica no Centro de Saúde Doutor Gabriel Mesquita. “Nós trouxemos para o município, porque é mais fácil fazer o atendimento junto da unidade base da sua área de abrangência, para que a pessoa tenha o conforto dessa unidade do que ficar aguardando o exame em outro local”, explicou.
Segundo a diretora, o exame é fácil e prático de realizar. “É com um mamógrafo digital e leva em torno de 10 a 15 minutos. O resultado chega entre 20 a 30 dias Caso seja detectado alguma coisa no exame ele é enviado diretamente ao ginecologista, que fará o atendimento e, caso necessário, fará um encaminhamento especifico”, disse Silvia.
Locais da Unidade
Não há faixa etária para o exame e as mulheres interessadas devem passar pelo posto no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), localizado junto ao Centro de Saúde, próximo ao Hospital de Caridade, e pedir um encaminhamento do médico. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3641-1040.  Fonte: G1/São Carlos e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário