As cartinhas já podem ser entregues e o período para adotar alguma é até o dia 13 de dezembro
Teve início nesta segunda, dia 18 de novembro, nas agências dos correios de São João da Boa Vista, a Campanha “Natal dos Correios”, já conhecida pelas cartinhas que as crianças enviam ao Papai Noel pedindo seus presentes no Natal. As cartinhas podem ser entregues diretamente na agência até o dia 6 de dezembro. Segundo informações da Assessoria de Comunicação dos Correios, os interessados em adotar uma cartinha podem comparecer à agência dos Correios, escolher uma e providenciar o presente até o dia 13 de dezembro.
COMO PARTICIPAR
A campanha funciona da mesma maneira em todo o Brasil. A Assessoria dos Correios informa que o projeto Papai Noel dos Correios recebe cartas manuscritas de crianças com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Para avaliar esta situação, as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas nos Correios, analisando o conteúdo e o endereço.Estas cartinhas podem ser deixadas em qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta postal, espalhadas pela cidade. Porém, para adotar a cartinha, o interessado deve comparecer à Agência Central.
A ESCOLHA
O apadrinhamento é feito da mesma maneira em todos os locais. Após a leitura e levantamento da situação das crianças, as cartinhas são disponibilizadas para adoção nas agências centrais das cidades. Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos no mesmo local da adoção, para que posteriormente a entrega seja feita pela Empresa de Correios e Telégrafos (E.C.T.). As cartas para o Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa. A adoção é espontânea e depende da colaboração da sociedade, não cabendo aos Correios a decisão de qual carta será adotada. Os Correios apenas as selecionam e disponibilizam para adoção, com base nos critérios já mencionados.
ENTREGA DOS PRESENTES
A entrega dos presentes às crianças é feita exclusivamente pelos Correios. “Para preservar a imagem e a identidade das crianças e familiares, os padrinhos não têm acesso à identidade destas”, esclarece a Assessoria. Os presentes são colocados no fluxo postal normal e entregues às crianças conforme chegam à Agência Central dos Correios. Uma das orientações dadas aos padrinhos é que eles se comprometam a atender os pedidos de acordo com o solicitado na cartinha.
EM SÃO JOÃO
No ano passado, em São João da Boa Vista foram recebidas cerca de 183 cartas dentro dos critérios, das quais 167 (91,25%) foram adotadas. Nos últimos três anos, em todo o Brasil, foram recebidas 3,4 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios e desse montante, 2 milhões atendiam aos critérios exigidos na Campanha, sendo adotadas quase 75%, algo em torno de 1,5 milhão de cartas. Em 2013, até o momento, foram recebidas 42 cartas dentro dos critérios de participação, as quais ficam disponíveis para adoção até o dia 13 de dezembro. A expectativa da empresa para este ano é somente aumentar o número de padrinhos, os responsáveis por adotar as cartinhas e atender aos pedidos das crianças. (O Município/Daniela Prado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário